Categories: Brasil

Apagão deixa Acre e Rondônia sem energia elétrica

BRASÍLIA (DF) – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou, na tarde desta quinta-feira (22), que um apagão interrompeu o fornecimento de energia elétrica nos estados do Acre e de Rondônia. A ocorrência foi registrada às 16h47.

“Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN [Sistema Interligado Nacional]”, informou o órgão. Não há informações sobre a extensão e o número de usuários atingidos pela falta de energia.

A recomposição da carga começou por volta das 17h10 e segue em andamento, devendo durar algumas horas. As causas do apagão ainda não foram apontadas pelo Ministério de Minas e Energia.

Sala de situação

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o chefe da pasta, Alexandre Silveira, determinou a abertura imediata de sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do ministério, “para garantir celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência”. As condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis, enfatizou o MME.

Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de agosto, o ONS recomendou o acionamento de termelétricas a gás natural e a redução do uso de usinas hidrelétricas da Região Norte, para preservar os rios e os recursos hídricos, em decorrência da seca.

Investigação

O apagão que atingiu Acre e Rondônia está sendo investigado. As queimadas podem ser uma das causas da falta de energia elétrica na região, que vive um período de seca.

Após o apagão, o governo criou uma sala de situação para monitorar e acelerar a retomada dos serviços, que aconteceu às 20h40.

Logo depois, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o problema foi na transmissão e que as causas estão sendo investigadas pelo ONS.

O Ministério ainda esclareceu que as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo o país.

Em breve o ONS deve divulgar um relatório apontando as causas do apagão.

Vale lembrar que a mudança do clima antecipou e agrava a temporada de incêndios na região amazônica, que enfrenta sua pior seca em mais de 40 anos.

LEIA TAMBÉM

Agência Brasil

Recent Posts

Governo do Amazonas foi alertado sobre riscos no presídio de Maués antes da fuga em massa

MAUÉS (AM) – O Governo do Amazonas já havia sido alertado sobre a grave falta…

1 dia ago

Você sabia? Um erro de telefone deu origem ao rastreamento do Papai Noel

Manaus - Na véspera de Natal, o mundo inteiro volta os olhos para o céu para…

4 dias ago

Da Amazônia para as prateleiras: uso de fitoterápicos exige orientação profissional

MANAUS (AM) - A busca por tratamentos a partir de extratos vegetais, como plantas medicinais, é…

5 dias ago

Ponta Negra ganha condomínio residencial com 256 apartamentos

MANAUS (AM) - Com o intuito de oferecer ainda mais exclusividade aos clientes, a Smart…

1 semana ago

Mais de 170 alunos da Escola Lago e Silva recebem doação de brinquedos

MANAUS (AM) - O clima de Natal se traduziu em solidariedade e impacto social com…

1 semana ago

Espetáculo “Música: A Magia do Natal” encanta a zona Leste de Manaus no fim de semana

MANAUS (AM) - Shopping Grande Circular continua sua programação especial de fim de ano com…

1 semana ago

This website uses cookies.