Eleições

Associação criminosa: PF cumpre buscas contra ex-secretários de Wilson Lima

MANAUS (AM) – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3), a Operação Tupinambarana Liberta, para combater crimes de associação criminosa, corrupção eleitoral, abolição do estado democrático de direito, utilização de violência para obter votos e impedir o exercício de propaganda eleitoral no Estado.

A operação mobiliza aproximadamente 50 policiais federais que cumprem cinco mandados de busca e apreensão em locais identificados durante as investigações em Manaus. Os alvos são os ex-secretários do Estado, Fabrício Rogério Barbosa, da Administração e Marcos Apolo Muniz de Araújo, da Cultura e Economia Criativa, e o ex-diretor da Cosama, Armando do Vale.

Os secretários foram exonerados pelo governador Wilson Lima (União Brasil) nessa terça-feira (2). Em nota, o governo afirmou que a medida foi para garantir a “lisura” das investigações. “O ato tem como objetivo permitir que os citados se defendam de forma isonômica e justa. Ao final do processo legal de investigação, em se comprovando a inocência das partes, os mesmos retornam aos cargos.”

O objetivo da operação é desarticular associação entre membros de facção criminosa e agentes públicos, os quais entraram em conluio visando a prática de crimes eleitorais em prol da candidata Brena Dianná (União Brasil) em Parintins. A investigação demonstrou que foram utilizadas estruturas de Estado, inclusive, de forças policiais para benefício de uma chapa concorrente à Prefeitura de Parintins.

Além dos mandados de busca, a Justiça Eleitoral determinou a proibição do acesso dos investigados à cidade de Parintins e a proibição de contato dos investigados entre si e com coligações partidárias do referido município.

A Superintendência Regional da Polícia Federal providenciou, esta semana, o aumento do efetivo policial no município de Parintins visando garantir a segurança do pleito na cidade, bem como a liberdade da população para exercer livremente o direito democrático ao voto.

Sobre a investigação

A investigação foi iniciada em razão de notícia de fato apresentada pelo Ministério Público Eleitoral em Parintins à Polícia Federal em 16/9/2024. Durante as investigações, surgiram indícios de ameaças de líderes comunitários ligados a uma facção criminosa nacional de tráfico de drogas proibindo o acesso de candidatos à prefeitura a certos bairros, bem como vedação de circulação em determinadas localidades.

Aliado a isso, foram colhidos indícios acerca da possível inércia de agentes públicos para coibir tais ameaças em prol de uma candidatura à Prefeitura de Parintins. As ações coordenadas do grupo criminoso teriam promovido a espionagem de pessoas ligadas a um grupo político do município e também monitorado o deslocamento de policiais federais para frustrar a atuação da Polícia Federal.

Em data recente, jornais publicaram vídeos que demonstram autoridades públicas articulando para influenciar diretamente nas eleições da cidade de Parintins, mediante diversas condutas escusas e formas ilegais de atuação.

A operação conta com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar no Estado do Amazonas no acompanhamento da execução em face dos policiais militares envolvidos.

O nome da Operação decorre do termo utilizado atualmente pelos moradores de Parintins, chamando-a de “ilha Tupinambarana, a ilha da magia”, fazendo referência a região habitada por diversas etnias indígenas, dentre elas os Tupinambás. O município é conhecido por situar o Festival Folclórico de Bois Bumbás, Garantido e Caprichoso. A Operação da Policia Federal visa garantir o livre exercício do voto no Município.

LEIA TAMBÉM

Jirau News - Da Redação

Recent Posts

Vídeo: servidores bebem durante expediente em hospital de Jutaí

Jutaí (AM) - Uma denúncia protocolada no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) acusa servidores…

18 horas ago

Governo do Amazonas foi alertado sobre riscos no presídio de Maués antes da fuga em massa

MAUÉS (AM) – O Governo do Amazonas já havia sido alertado sobre a grave falta…

4 dias ago

Você sabia? Um erro de telefone deu origem ao rastreamento do Papai Noel

Manaus - Na véspera de Natal, o mundo inteiro volta os olhos para o céu para…

6 dias ago

Da Amazônia para as prateleiras: uso de fitoterápicos exige orientação profissional

MANAUS (AM) - A busca por tratamentos a partir de extratos vegetais, como plantas medicinais, é…

1 semana ago

Ponta Negra ganha condomínio residencial com 256 apartamentos

MANAUS (AM) - Com o intuito de oferecer ainda mais exclusividade aos clientes, a Smart…

2 semanas ago

Mais de 170 alunos da Escola Lago e Silva recebem doação de brinquedos

MANAUS (AM) - O clima de Natal se traduziu em solidariedade e impacto social com…

2 semanas ago

This website uses cookies.