Brasil

Governo federal inclui no SUS novo medicamento para Parkinson

BRASIL — Nesta sexta-feira (21), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da rivastigmina no Sistema Único de Saúde (SUS). Este medicamento é atualmente o único registrado no Brasil para o tratamento de pacientes que sofrem de doença de Parkinson e demência.

A recomendação para a incorporação do medicamento veio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), com base em evidências de sua eficácia no controle dos sintomas cognitivos da doença. Aproximadamente 30% das pessoas com Parkinson desenvolvem demência associada, e até agora, não havia tratamento medicamentoso disponível no SUS para essas condições.

Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, destacou a importância dessa medida: “Sabemos que o envelhecimento da nossa população já é uma realidade. A doença de Parkinson não tem cura e tem afetado parcela significativa de brasileiros e essas pessoas, seus familiares e cuidadores precisam contar com o SUS para terem acesso a tratamentos que propiciem uma vida melhor.”

A doença de Parkinson é a segunda mais comum entre as doenças neurodegenerativas no mundo, ficando atrás apenas do Alzheimer, que já é tratado com rivastigmina na rede pública de saúde. Sabe-se que a doença afeta entre 100 e 200 pessoas a cada 100 mil indivíduos com mais de 40 anos, e sua prevalência aumenta significativamente após os 60 anos.

Para os pacientes com Parkinson que desenvolvem demência, a condição pode causar lentidão cognitiva, déficits de atenção e memória, alucinações, delírios e apatia. Antes da incorporação da rivastigmina, não havia um tratamento medicamentoso disponível no SUS para essas manifestações.

Além da rivastigmina, o SUS oferece tratamentos medicamentosos, fisioterapêuticos, implantes de eletrodos e geradores de pulsos para estimulação cerebral a pacientes com Parkinson. Esses tratamentos têm como principais objetivos deter a progressão da doença e aliviar seus sintomas.

LEIA TAMBÉM

Redação - Jirau News

Recent Posts

Você sabia? Um erro de telefone deu origem ao rastreamento do Papai Noel

Manaus - Na véspera de Natal, o mundo inteiro volta os olhos para o céu para…

14 horas ago

Da Amazônia para as prateleiras: uso de fitoterápicos exige orientação profissional

MANAUS (AM) - A busca por tratamentos a partir de extratos vegetais, como plantas medicinais, é…

2 dias ago

Ponta Negra ganha condomínio residencial com 256 apartamentos

MANAUS (AM) - Com o intuito de oferecer ainda mais exclusividade aos clientes, a Smart…

5 dias ago

Mais de 170 alunos da Escola Lago e Silva recebem doação de brinquedos

MANAUS (AM) - O clima de Natal se traduziu em solidariedade e impacto social com…

5 dias ago

Espetáculo “Música: A Magia do Natal” encanta a zona Leste de Manaus no fim de semana

MANAUS (AM) - Shopping Grande Circular continua sua programação especial de fim de ano com…

5 dias ago

Professora da Seduc enfrenta o câncer de mama com o acompanhamento da Hapvida

MANAUS (AM) - Os primeiros sinais surgiram em março de 2025, ainda durante o período…

5 dias ago

This website uses cookies.