Categories: Geral

Hospitais de Manaus têm 41% de casos que deveriam ser na UBS

MANAUS (AM) — Entre janeiro e julho deste ano, os Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) infantis e adultos do Governo do Amazonas, em Manaus, registraram um elevado número de atendimentos de baixa complexidade, que deveriam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) aponta que 41,15% dos casos atendidos nas emergências estaduais poderiam ter sido resolvidos na Atenção Básica.

Os dados revelam que, dos 308.316 atendimentos realizados no período, 126.876 foram classificados como de baixa complexidade, incluindo doenças como amigdalite, gastroenterite e controle de pressão arterial. A Portaria nº 221, de 2008, do Ministério da Saúde, identifica 19 condições de saúde que, quando agravadas e necessitando de atendimento de urgência, indicam falhas no atendimento primário.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou a importância de analisar esses dados em conjunto com os municípios, para evitar a sobrecarga das unidades de urgência e emergência. “É fundamental que as equipes médicas e os recursos sejam direcionados para os pacientes que realmente necessitam desse tipo de atendimento”, afirmou Maksoud.

Em julho, os números refletem ainda mais a sobrecarga. Dos 51.390 atendimentos realizados nos HPSs infantis e adultos, 23.040 (44,83%) foram casos de baixa complexidade, evidenciando que, em média, 768 pessoas por dia buscaram os prontos-socorros por situações que poderiam ser resolvidas nas UBSs.

Nayara Maksoud também sugeriu que a busca por um diagnóstico mais rápido, com resultados de exames laboratoriais e de imagem entregues de forma ágil, seja um dos motivos que levam os pacientes a procurarem as emergências. Ela propõe a reestruturação da rede de atenção primária, com a oferta desses exames em horários alternativos, como uma solução para melhorar o fluxo e garantir um atendimento mais eficiente à população.

LEIA TAMBÉM

Redação - Jirau News

Recent Posts

Dor crônica atinge 20% dos adultos brasileiros e exige abordagem multidisciplinar, alertam especialistas

MANAUS (AM) - A dor crônica, sintoma invisível e muitas vezes de difícil diagnóstico, é um…

1 semana ago

Greve de motoristas é suspensa após promessa de pagamento até as 16h

MANAUS (AM) - O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano e Rodoviários de Manaus e…

2 semanas ago

MPF pede bloqueio de recursos do AM por omissão em ações contra tortura

MANAUS (AM) - O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal que o Estado do…

2 semanas ago

Trabalhadores anunciam greve de ônibus em Manaus

Manaus (AM) – Os trabalhadores do transporte público de Manaus decidiram entrar em greve nesta…

2 semanas ago

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários-mínimos

BRASÍLIA (DF) - Após cerca de 48 horas de obstrução do funcionamento dos plenários pela…

2 semanas ago

Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes

BRASÍLIA (DF) - A oposição no Senado desocupou a mesa diretora da Casa na manhã…

2 semanas ago

This website uses cookies.