Amazonas

Ibama-AM lança campanha contra comércio de artesanato com penas de animais

MANAUS (AM) — O Ibama lançou nesta sexta-feira (14) uma nova fase da campanha “Não tire as penas da vida”, visando conscientizar sobre a preservação dos animais silvestres antes do Festival Folclórico de Parintins, programado para os dias 28, 29 e 30 de junho.

A iniciativa, que completa 22 anos, foca especialmente na proteção de espécies como papagaios, araras, gaviões e garças, frequentemente ameaçadas pelo comércio ilegal de seus produtos e subprodutos, como cocares e artesanatos.

O objetivo é prevenir e combater o comércio ilegal de trabalhos artesanais produzidos com produtos e subprodutos da fauna nativa, tais como brincos, tiaras e cocares, um dos fatores que ameaça a sobrevivência de várias espécies, particularmente as aves.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Joel Bentes Araújo, aconselha a não comprar produtos feitos com partes de animais silvestres e tomar medidas para evitar caça e tráfico de animais.

“Estamos atuando com muito rigor contra o turismo que adota práticas ilegais com a utilização da fauna, como a caça e o tráfico de animais silvestres.”, alertou.

“Estamos investindo na conscientização das pessoas.”, diz o superintendente Joel Araújo. “Queremos tocar as pessoas, expondo, sem dissimular, essa realidade triste, que é provocada pelo uso partes de animais silvestres na confecção de artesanatos.”.

A campanha será amplamente divulgada por meio de mídias tradicionais e digitais, incluindo TV, rádio, mídia impressa, redes sociais e outros canais online, buscando sensibilizar tanto residentes quanto turistas sobre os impactos negativos dessas práticas.

Além da conscientização durante o festival de Parintins, o Ibama e seus parceiros estenderão suas ações educativas para outros eventos de grande público no estado do Amazonas e ao nível nacional, promovendo o turismo sustentável como uma alternativa viável para preservar a vida selvagem.

A campanha “Não tire as penas da vida” nasceu em 2002 para combater o uso de penas de aves silvestres na confecção de adornos, iniciativa que se expandiu para incluir educação ambiental em escolas e outras instituições ao longo dos anos.

LEIA TAMBÉM: 

Redação - Jirau News

Recent Posts

Saúde indígena em estado precário, nepotismo e desvio de verbas são denunciados ao MPAM

EIRUNEPÉ (AM) - Uma denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal do Amazonas acusa a coordenadora…

3 dias ago

Preta Gil morre ao 50 anos após batalha contra o câncer

SÃO PAULO (SP) - A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20) após lutar…

1 semana ago

Decisão de Moraes cita Bolsonaro por atentado à soberania nacional

BRASÍLIA (DF) - A decisão que autorizou a Polícia Federal a cumprir mandados de busca e…

1 semana ago

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

BRASÍLIA (DF) - A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão em endereços…

1 semana ago

Marcelo Ramos confirma pré-candidatura ao Senado

Manaus (AM)-  O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) confirmou, nesta quarta-feira (18) a pré-candidatura ao…

1 mês ago

STF aprova segurança vitalícia para ministros aposentados

BRASÍLIA (DF) - Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira…

1 mês ago

This website uses cookies.