Amazonas

Ibama-AM lança campanha contra comércio de artesanato com penas de animais

MANAUS (AM) — O Ibama lançou nesta sexta-feira (14) uma nova fase da campanha “Não tire as penas da vida”, visando conscientizar sobre a preservação dos animais silvestres antes do Festival Folclórico de Parintins, programado para os dias 28, 29 e 30 de junho.

A iniciativa, que completa 22 anos, foca especialmente na proteção de espécies como papagaios, araras, gaviões e garças, frequentemente ameaçadas pelo comércio ilegal de seus produtos e subprodutos, como cocares e artesanatos.

O objetivo é prevenir e combater o comércio ilegal de trabalhos artesanais produzidos com produtos e subprodutos da fauna nativa, tais como brincos, tiaras e cocares, um dos fatores que ameaça a sobrevivência de várias espécies, particularmente as aves.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Joel Bentes Araújo, aconselha a não comprar produtos feitos com partes de animais silvestres e tomar medidas para evitar caça e tráfico de animais.

“Estamos atuando com muito rigor contra o turismo que adota práticas ilegais com a utilização da fauna, como a caça e o tráfico de animais silvestres.”, alertou.

“Estamos investindo na conscientização das pessoas.”, diz o superintendente Joel Araújo. “Queremos tocar as pessoas, expondo, sem dissimular, essa realidade triste, que é provocada pelo uso partes de animais silvestres na confecção de artesanatos.”.

A campanha será amplamente divulgada por meio de mídias tradicionais e digitais, incluindo TV, rádio, mídia impressa, redes sociais e outros canais online, buscando sensibilizar tanto residentes quanto turistas sobre os impactos negativos dessas práticas.

Além da conscientização durante o festival de Parintins, o Ibama e seus parceiros estenderão suas ações educativas para outros eventos de grande público no estado do Amazonas e ao nível nacional, promovendo o turismo sustentável como uma alternativa viável para preservar a vida selvagem.

A campanha “Não tire as penas da vida” nasceu em 2002 para combater o uso de penas de aves silvestres na confecção de adornos, iniciativa que se expandiu para incluir educação ambiental em escolas e outras instituições ao longo dos anos.

LEIA TAMBÉM: 

Redação - Jirau News

Recent Posts

Sensibilidade como escudo: a literatura de Nonato Vieira

BRASIL – Em tempos em que a velocidade digital ameaça a contemplação e a profundidade das…

2 dias ago

STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por golpe de Estado

BRASÍLIA (DF) - O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro…

2 dias ago

Com voto de Carmen Lúcia, Bolsonaro é condenado pelo STF

JUSTIÇA - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar Jair Bolsonaro…

2 dias ago

Lula reforça protagonismo do Brasil na proteção da floresta com Centro Internacional em Manaus

MANAUS (AM) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta terça-feira (9), em…

4 dias ago

Companhia de dança de Manaus conquista prêmios em festival internacional na Argentina

MANAUS (AM) - O talento amazonense foi destaque no Festival Mercosul de Dança, realizado na…

1 semana ago

MPC pede investigação de David e Fransuá Matos por contrato milionário e má-gestão ambiental

MANAUS (AM) - O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) protocolou uma representação no Tribunal…

1 semana ago

This website uses cookies.