Amazonas

Itacoatiara é segundo município com maior população no AM, diz IBGE

MANAUS (AM) – O município de Itacoatiara é o segundo mais populoso do Amazonas, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa quinta-feira (29). Itacoatiara, faz parte da Região Metropolitana e possui 112.520 habitantes, seguido de Manacapuru, com 110.691 pessoas e Parintins, 101.956.

A estimativa da população dos municípios do Amazonas revela uma significativa variação no tamanho populacional entre as diferentes localidades. Manaus, a capital do estado, destaca-se como a cidade mais populosa, abrigando 2,3 milhões de pessoas, o que representa uma concentração populacional massiva em comparação com outros municípios.

Já os com menor quantidade de pessoas são Japurá (9.397 habitantes), Anamã (10.318 habitantes) e Itapiranga (10.805 habitantes).

A Região Metropolitana de Manaus (RMM), que envolve 13 municípios (Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves) totalizou, em primeiro de julho de 2024, 2.783.002 habitantes, o que equivale a 65 % do total da população do estado.

Importância estratégia para o Amazonas

Parintins, famosa por seu festival folclórico, destaca-se como um centro cultural vital. Já municípios como Iranduba (67.114 habitantes), beneficiam-se da proximidade com Manaus. Maués, por sua vez, com 65.714 habitantes, é conhecido por sua produção de guaraná. Humaitá e Tabatinga, com populações de 62.312 e 72.283 habitantes, respectivamente, são municípios estratégicos nas fronteiras com Rondônia, Peru e Colômbia.

Coari, com 73.820 habitantes, é uma cidade estratégica devido à sua relevância na produção de petróleo e gás. Tefé, com 79.278 habitantes, é um importante ponto de apoio no Médio Solimões. Esses municípios formam um conjunto diversificado em termos de localização, importância econômica e cultural, refletindo a complexidade e a heterogeneidade do estado.

Tefé (79.278 habitantes), Coari (73.820 habitantes) e Tabatinga (72.283 habitantes) também apresentam populações expressivas, superiores a 70 mil pessoas, o que indica uma certa centralidade econômica social. Por outro lado, muitos municípios, especialmente os mais isolados como Japurá, Anamã e Itapiranga possuem populações bem menores, abaixo de 12 mil habitantes.

 

LEIA TAMBÉM

Jirau News - Da Redação

Recent Posts

Na ONU, Lula denuncia ‘genocídio em Gaza’ e diz que democracia brasileira é inegociável

NOVA IORQUE (EUA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta terça-feira (23), um…

2 meses ago

Agricultores do AM recebem R$ 1 milhão para fortalecimento da agricultura familiar

MANAUS (AM) - O Governo Federal liberou nesta semana mais de R$ 1 milhão em Créditos…

2 meses ago

Sensibilidade como escudo: a literatura de Nonato Vieira

BRASIL – Em tempos em que a velocidade digital ameaça a contemplação e a profundidade das…

2 meses ago

STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por golpe de Estado

BRASÍLIA (DF) - O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro…

2 meses ago

Com voto de Carmen Lúcia, Bolsonaro é condenado pelo STF

JUSTIÇA - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar Jair Bolsonaro…

2 meses ago

Lula reforça protagonismo do Brasil na proteção da floresta com Centro Internacional em Manaus

MANAUS (AM) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta terça-feira (9), em…

2 meses ago

This website uses cookies.