(Foto: Divulgação)
MANAUS (AM) – O governo do Amazonas inaugurou nessa quarta-feira (18) a sede dos Programas RecuperaFone e Coletivo Mais Seguro, local onde a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) passa a usar para devolver celulares que foram roubados ou furtados para os donos.
Segundo o governo, o Amazonas registrou queda de 86% nos roubos ao transporte coletivo e roubo de celulares apresentou queda no mesmo período de 52%. No entanto, no último dado divulgado, somente nos bairros São Geraldo, Nossa Senhora das Graças, Dom Pedro e Chapada, bairros da zona Centro-sul, foram contabilizados 529 roubos de celulares. O governo não revelou os números das demais zonas da capital.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Manaus é a cidade com a maior taxa de roubo e furto de celulares no Brasil. Em 2023 o município registrou 2.096,3 roubos e furtos de celular para cada 100 mil habitantes. O roubo de celular é um termômetro que indica o aumento da violência e crimes envolvendo o tráfico de drogas e fraudes bancárias.
Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp
Segundo o governo de Wilson Lima (União) a sede dos Programas RecuperaFone e Coletivo Mais Seguro, localizado na rua 7, no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, a SSP-AM contará com o trabalho integrado entre a Polícia Civil (PC-AM) e Polícia Militar (PMAM).
“As duas unidades funcionarão no mesmo ambiente, mas com salas próprias de investigação, cartórios e acolhimento, em formato de delegacia. A ideia em ter as duas unidades funcionando no mesmo local é proporcionar acessibilidade ao cidadão e desta forma, aumentar o poder de resposta das Forças de Segurança”, disse o governo do Estado.
Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, a criação dos núcleos de investigação é uma “revolução” na segurança do Amazonas.
“O governador Wilson Lima faz parte dessa história. Sem dúvida, essa revolução na segurança pública acontece graças à visão estratégica dele. Estamos falando de investimentos em equipamentos, tecnologia e recursos humanos, com a contratação de novos profissionais, chamamento de concursados e, principalmente, a valorização de quem já atua no sistema de segurança. Além disso, há um forte investimento em infraestrutura, como o que estamos presenciando hoje”, disse o secretário da SSP-AM.
Lançado no dia 17 de setembro deste ano, a secretaria busca recuperar mais de 2.100 aparelhos celulares roubados e furtados. Deste total, segundo o governo, cerca de 750 tiveram os proprietários identificados, sendo que 500 começaram a ser entregues.
LEIA TAMBÉM
Manaus - No dia 10 de abril, é comemorado o Dia da Engenharia, uma data que…
MANAUS (AM) - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano e Rodoviários…
MANAUS (AM) - Mesmo diagnosticado com Covid-19 e Influenza, o governador do Amazonas, Wilson Lima…
ITACOATIARA (AM) - O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu, em sentença, que a paródia…
MANAUS (AM) - Apenas seis vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) já assinaram o…
MANAUS (AM) - Irregularidades na compra e no uso de combustível durante o exercício de…
This website uses cookies.