Categories: Geral

Parque Mosaico oferece acessibilidade à paratletas

(MANAUS) – A paratleta amazonense Marleide Sales percorre cerca de 10km para realizar seus treinos no bairro Parque Mosaico. Vencedora da tradicional corrida de São Silvestre na categoria PCD feminina em 2025, ela utiliza das estruturas acessíveis como parte da sua rotina de exercícios. O local, situado na zona Oeste da capital amazonense, é um exemplo de urbanismo inclusivo no Brasil, aliando o bem-estar e as práticas esportivas.

Na infância, teve a vida marcada pela poliomielite contraída, o que limitou sua locomoção por grande parte da vida. Após diversas cirurgias na fase adulta, conquistou mobilidade parcial e passou a competir em corridas de rua em cadeira adaptada, evoluindo para uma cadeira profissional. Dedica-se cerca de 2 horas do seu dia de treinamento no Parque Mosaico, usando as ciclofaixas e rampas de acesso.

Marleide Sales, destaca que as vias de acesso do local, além de oferecer autonomia conta também com espaços amplos para o desenvolvimento de suas atividades.

“O que me fez escolher o Parque Mosaico foi a variedade de opções para treinar e a acessibilidade. Aqui posso correr, fazer atividades ao ar livre, usar minha cadeira de competição com liberdade”, afirma Marleide.

Estrutura
O bairro Parque Mosaico conta com ruas e calçadas desenhadas para a circulação segura e confortável de pessoas, incorporação de ciclovias funcionais e um grande parque central para atividades físicas, entre outras funcionalidades.

Para Pedro Ponciano, COO da Mosaico Urbanismo, a acessibilidade sempre foi um dos pilares do planejamento do bairro. Visando incluir todos os públicos em práticas de atividades esportivas e interação.

“Quando o espaço urbano é acessível, ele promove bem-estar, saúde coletiva e qualidade de vida. Isso vale para atletas, famílias, idosos, crianças e pessoas com deficiência”, afirma Pedro.

Faixa Liberada
O bairro conta ainda com faixas liberadas que acontece todas as sextas-feiras, das 17h às 22h, em um percurso de 1km. Durante a programação, o público participa de aulas de ritmos que levaram energia e alegria ao parque, além da prática de ciclismo, patins e outras atividades esportivas.

Dados
Segundo dados recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 174,2 milhões de pessoas residentes em áreas características urbanas no Brasil, 68% moram em vias sem rampa para cadeirantes.

Em contrapartida aos outros cenários urbanos, o bairro Parque Mosaico oferece opções variadas para treinos, como corrida e outras atividades ao ar livre, além de um ambiente agradável e acolhedor.

Mais informações podem ser obtidas pelo instagram @mosaicourbanismo.

Wendell Vitti

Recent Posts

Terceirização de serviços reduz custos e aumenta produtividade de empresas no Amazonas

(MANAUS) - A terceirização de serviços tornou-se uma ferramenta essencial para empresas que buscam eficiência.…

1 dia ago

Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso e destaque no BBB 26 amplia investimentos no setor imobiliário em Manaus

(MANAUS) - A Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso e escolhida pelo público para representar a Região…

4 dias ago

Moraes nega visita de Valdemar e Malta a Bolsonaro

BRASÍLIA - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira…

5 dias ago

Condenada, prefeitura mantém água contaminada em Anamã

ANAMÃ - O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) abriu apuração para investigar possíveis…

5 dias ago

PF investiga origem de fake news sobre programas sociais

BRASÍLIA - O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington…

5 dias ago

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

BRASÍLIA - O governo federal projeta entregar mais 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) até o…

5 dias ago

This website uses cookies.