Amazonas

Pela primeira vez, Carreta de Apoio à Saúde vai para interior do AM

MANAUS (AM) – As Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas chegam, pela primeira vez, ao interior do Estado. Com o oferecimento de exames de mamografia e de ultrassonografia, as unidades móveis iniciam, na segunda-feira (27), suas atividades nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara (distantes 68 quilômetros e 176 quilômetros de Manaus, respectivamente). A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) é atender cerca de 3.850 pacientes, nas duas cidades.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que as unidades móveis fazem parte do Programa Saúde Amazonas e irão atender às demandas dos dois municípios e também de comunidades próximas, facilitando o acesso e ampliando o alcance das ações de saúde.

“Estes são os dois primeiros municípios de um cronograma que tem como objetivo atender à população do interior. A principal finalidade é aumentar a quantidade de exames médicos realizados, os quais são importantes para a detecção de doenças nas populações de municípios da região metropolitana”, destaca a secretária.

A partir da segunda-feira (27), uma das unidades iniciará atendimento em Manacapuru no estacionamento do SESC, localizado na rua Waldemar Ventura, 353, bairro São José, onde permanecerá até o dia 14 de junho. A expectativa é atender a cerca de 1.650 pessoas, de acordo com a secretária Nayara Maksoud.

Também na segunda-feira (27), outra carreta inicia o atendimento no estacionamento do Centro Educacional Municipal Jamel Amed, na av. Parque, S/N, Centro, em Itacoatiara, onde permanecerá até o dia 21 de junho. A previsão é receber aproximadamente 2.200 pessoas, diz Nayara Maksoud.

Nas carretas, os exames são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nos próximos meses, as Unidades Móveis serão deslocadas para outros municípios, facilitando o acesso ao atendimento e ampliando o alcance das ações de saúde no interior do estado.

Leia mais: Amazonas tem 27 mil casos suspeitos de doenças transmitidas por mosquitos
(*) Com informações da assessoria
Redação - Jirau News

Recent Posts

Saúde indígena em estado precário, nepotismo e desvio de verbas são denunciados ao MPAM

EIRUNEPÉ (AM) - Uma denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal do Amazonas acusa a coordenadora…

13 horas ago

Preta Gil morre ao 50 anos após batalha contra o câncer

SÃO PAULO (SP) - A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20) após lutar…

5 dias ago

Decisão de Moraes cita Bolsonaro por atentado à soberania nacional

BRASÍLIA (DF) - A decisão que autorizou a Polícia Federal a cumprir mandados de busca e…

1 semana ago

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

BRASÍLIA (DF) - A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão em endereços…

1 semana ago

Marcelo Ramos confirma pré-candidatura ao Senado

Manaus (AM)-  O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) confirmou, nesta quarta-feira (18) a pré-candidatura ao…

1 mês ago

STF aprova segurança vitalícia para ministros aposentados

BRASÍLIA (DF) - Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira…

1 mês ago

This website uses cookies.