Política

Projeto nacional leva MP-AM a investigar risco sanitário em escolas de Atalaia do Norte

MANAUS (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar a execução do Projeto “Sede de Aprender” no município de Atalaia do Norte, no extremo oeste do estado. A ação foi motivada por dados alarmantes do Censo Escolar 2024, que apontam 59 escolas em situação de risco — sendo 12 classificadas como de alto risco e outras 41 como de médio risco — devido à precariedade no acesso à água potável e à ausência de saneamento básico.

A medida foi oficializada por portaria assinada pelo promotor de Justiça Dimaikon Dellon Silva do Nascimento e publicada no Diário Oficial do MP-AM na última segunda-feira (26). O documento cobra informações detalhadas da Secretaria Municipal de Educação sobre as condições estruturais de cada unidade escolar mencionada no levantamento. A secretaria estadual também foi notificada, já que uma das escolas em alto risco pertence à rede do governo do Amazonas.

“Garantir o acesso à água potável nas escolas não é apenas uma questão de infraestrutura, mas de dignidade e direito à educação e à saúde. A situação identificada em Atalaia do Norte exige resposta imediata”, afirma o promotor no documento.

Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp

O projeto “Sede de Aprender” é uma iniciativa nacional coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com apoio da Atricon e do Instituto Rui Barbosa (IRB). O objetivo é fiscalizar e promover a garantia de acesso à água e saneamento básico nas escolas públicas do país.

Localizado na tríplice fronteira com o Peru e a Colômbia, Atalaia do Norte tem enfrentado desafios históricos na área de infraestrutura educacional, especialmente nas comunidades ribeirinhas e indígenas. A maioria das escolas listadas no relatório está situada em áreas de difícil acesso, como a Terra Indígena Vale do Javari.

A reportagem procurou o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União), para comentar sobre as providências adotadas pela gestão municipal, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Fonte: Diário Oficial do MPAM

LEIA TAMBÉM

Aldizangela Brito

Recent Posts

Saúde indígena em estado precário, nepotismo e desvio de verbas são denunciados ao MPAM

EIRUNEPÉ (AM) - Uma denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal do Amazonas acusa a coordenadora…

3 horas ago

Preta Gil morre ao 50 anos após batalha contra o câncer

SÃO PAULO (SP) - A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20) após lutar…

5 dias ago

Decisão de Moraes cita Bolsonaro por atentado à soberania nacional

BRASÍLIA (DF) - A decisão que autorizou a Polícia Federal a cumprir mandados de busca e…

1 semana ago

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

BRASÍLIA (DF) - A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão em endereços…

1 semana ago

Marcelo Ramos confirma pré-candidatura ao Senado

Manaus (AM)-  O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) confirmou, nesta quarta-feira (18) a pré-candidatura ao…

1 mês ago

STF aprova segurança vitalícia para ministros aposentados

BRASÍLIA (DF) - Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira…

1 mês ago

This website uses cookies.