Poder

Tentativa de golpe de estado foi comprovada no processo, afirma PGR

BRASÍLIA (DF) – Após a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal (AP) 2668, que trata da tentativa de golpe de Estado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a procedência da acusação referente aos réus do Núcleo 1. Segundo ele, os fatos descritos na denúncia foram devidamente comprovados por diversas provas, como exige o devido processo legal.

De acordo com Gonet, a denúncia apresenta detalhes sobre a estruturação e a atuação da organização criminosa entre meados de 2021 e início de 2023, com o objetivo de promover a ruptura da ordem democrática no Brasil. O procurador-geral destacou que a acusação não se baseou em suposições frágeis, uma vez que os próprios integrantes do grupo documentaram quase todas as fases da ação. Durante a investigação, foram apreendidos arquivos digitais, planilhas, discursos prontos e trocas de mensagens relacionados ao plano.

Ataques às instituições

Gonet afirmou que o grupo era liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e contava com autoridades de alto escalão do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência. Segundo ele, a organização criminosa desenvolveu e executou um plano progressivo e sistemático de ataques às instituições, visando prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022 e enfraquecer o livre exercício dos demais Poderes constitucionais, especialmente o Judiciário. Além disso, o grupo tentou desacreditar publicamente o sistema eletrônico de votação.

Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp

Embora a Polícia Federal tenha descoberto a maior parte dos fatos de forma independente, o procurador-geral ressaltou que os relatos do colaborador Mauro Cid foram fundamentais para esclarecer e aprofundar a investigação.

Punhal Verde e Amarelo

Ainda segundo Paulo Gonet, os autos confirmam o início da execução de planos, como o Punhal Verde e Amarelo, que previa até mesmo o assassinato por envenenamento do presidente eleito e de seu vice e a “neutralização” do ministro Alexandre de Moraes. Esse plano envolvia o monitoramento das autoridades e compartilhamento de dados de segurança e o uso de armamento pesado e reconhecia a alta probabilidade de mortes além das previstas.

Autoritarismo e desmonte dos órgãos de controle

Com base nas últimas décadas, Gonet lembrou que a dinâmica do autoritarismo geralmente se inicia com o desmonte dos órgãos de controle, como o Judiciário, especialmente as cortes constitucionais. “Não é por acaso que o STF e o TSE se tornaram alvos prioritários e ostensivos dos ataques do grupo. Essas instituições são essenciais para o equilíbrio democrático e funcionam como guardiãs dos valores constitucionais permanentes”, destacou.

O Núcleo 1 é composto por Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Jair Bolsonaro (ex-presidente da República), Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).

LEIA TAMBÉM

Jirau News - Da Redação

Recent Posts

Da Amazônia para as prateleiras: uso de fitoterápicos exige orientação profissional

MANAUS (AM) - A busca por tratamentos a partir de extratos vegetais, como plantas medicinais, é…

21 horas ago

Ponta Negra ganha condomínio residencial com 256 apartamentos

MANAUS (AM) - Com o intuito de oferecer ainda mais exclusividade aos clientes, a Smart…

5 dias ago

Mais de 170 alunos da Escola Lago e Silva recebem doação de brinquedos

MANAUS (AM) - O clima de Natal se traduziu em solidariedade e impacto social com…

5 dias ago

Espetáculo “Música: A Magia do Natal” encanta a zona Leste de Manaus no fim de semana

MANAUS (AM) - Shopping Grande Circular continua sua programação especial de fim de ano com…

5 dias ago

Professora da Seduc enfrenta o câncer de mama com o acompanhamento da Hapvida

MANAUS (AM) - Os primeiros sinais surgiram em março de 2025, ainda durante o período…

5 dias ago

Do paladar ao investimento: açaí entra em nova fase de valorização na Amazônia

MANAUS (AM) - Símbolo da Amazônia e querido no mercado global de superfoods, o açaí…

6 dias ago

This website uses cookies.