Publicidade
Brasil

Lula decreta luto de sete dias após morte do Papa Francisco

Na nota, Lula destacou o papel de Francisco como defensor dos pobres, dos refugiados e das vítimas de guerras e preconceitos.

Lula luto
( Foto: Ricardo Stuckert/PR)

BRASÍLIA (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou, nesta segunda-feira (21), luto oficial de sete dias em todo o Brasil pela morte do Papa Francisco. A decisão foi anunciada junto a uma nota oficial de pesar, na qual Lula exaltou a trajetória do pontífice como símbolo de amor ao próximo, justiça social e defesa dos mais vulneráveis.

Francisco, o primeiro Papa latino-americano da história, é lembrado por sua postura progressista, sua simplicidade e sua atuação firme em pautas sociais e ambientais. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento”, declarou o presidente, que também relembrou os encontros que ele e a primeira-dama, Janja, tiveram com o pontífice.

Na nota, Lula destacou o papel de Francisco como defensor dos pobres, dos refugiados e das vítimas de guerras e preconceitos. O presidente também enalteceu sua luta contra a desigualdade e as injustiças provocadas pelos modelos econômicos dominantes.

O decreto de luto de Lula estabelece que a bandeira nacional será hasteada a meio mastro nos órgãos públicos durante o período. A medida é um gesto de respeito à memória do pontífice que marcou a história com mensagens de paz, união e esperança.

LEIA TAMBÉM

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais