MANAUS (AM) – Os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), já estão no Amazonas para cumprir agenda institucional no Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, região de fronteira entre Brasil e Peru.
Eles desembarcaram na noite desta quinta-feira (21) em Tabatinga, no Alto Solimões, a 1.114 quilômetros de Manaus. No aeroporto, foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, além de magistrados das Comarcas de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.
Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp
Conforme a programação divulgada pelo STF, nesta sexta-feira (22), a agenda oficial começa às 9h, com uma missão institucional na comunidade indígena Txexe Wassa. À tarde, às 13h45, Barroso e Benjamin participam de reunião com o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Linder Rojas de Paiva, na Câmara Municipal. Logo depois, às 14h, está previsto um encontro com lideranças indígenas da região, também no prédio do Legislativo municipal.
O Vale do Javari é considerado uma das áreas mais estratégicas da Amazônia, abrigando a segunda maior terra indígena do Brasil, onde vivem povos isolados e de recente contato. A visita das duas maiores autoridades do Judiciário brasileiro reforça a importância da região no debate sobre proteção indígena, segurança de fronteira e preservação ambiental.
LEIA TAMBÉM