BRASÍLIA – O presidente Lula (PT) definiu, nesta terça-feira (13), o nome do jurista Wellington César Lima e Silva para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A escolha reforça a confiança do presidente em um aliado com trânsito no Palácio do Planalto e boa relação com a ala baiana do governo, especialmente com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Wellington já ocupou o cargo de ministro da Justiça em 2016, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). No atual mandato de Lula, ele exercia a função de secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, um dos postos mais estratégicos do governo federal, com atuação direta junto ao presidente da República.
Em julho do ano passado, o jurista deixou a Secretaria de Assuntos Jurídicos após ser indicado por Lula para assumir o cargo de advogado-geral da Petrobras, função que também envolve articulação política e jurídica de alto nível dentro da estatal.
Agora, com o retorno ao cargo no governo Lula, Wellington César reassume o Ministério da Justiça em um cenário político distinto, com desafios na área de segurança pública, relações institucionais e coordenação com o Judiciário, além da condução de pautas sensíveis para o governo federal.
LEIA TAMBÉM