MANAUS (AM) — O Amazonas se destaca como líder em apreensões de entorpecentes na região Norte, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Entre janeiro e maio de 2024, o estado foi responsável por 66,4% de toda a droga apreendida na região, um aumento de aproximadamente 24% nas apreensões em comparação ao mesmo período de 2023.
O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, atribui esses resultados aos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas por meio do programa Amazonas Mais Seguro e à cooperação com as Forças Federais.
“A aquisição de novas lanchas blindadas e armamentos, estamos ainda mais preparados para enfrentar e neutralizar o escoamento de drogas. Temos ainda o apoio dos nossos cães farejadores, que têm dado um show no auxílio das apreensões, além de termos identificado uma nova forma de escoamento de drogas, utilizando balsas transportadoras de combustível”, destacou o secretário.
No período, o estado apreendeu 17 toneladas de drogas, representando o dobro da quantidade apreendida pelos demais estados da região Norte juntos. Para comparação, o estado do Pará apreendeu 6,1 toneladas, Rondônia 1,8 tonelada, Acre, 720 quilos, Roraima, 372 quilos e Tocantins 58 quilos.
Cocaína
Em 2024, as apreensões de cocaína no Amazonas cresceram 56%. Em uma das operações conjuntas das Forças de Segurança e da Polícia Federal, foi registrada a maior apreensão de cocaína da história do estado, com duas toneladas do entorpecente confiscadas nas proximidades do município de Codajás, a 240 quilômetros de Manaus.
A operação, denominada Tríplice, foi deflagrada em maio e desarticulou um grupo criminoso que transportava cocaína pelo rio Solimões. Além das drogas, os policiais apreenderam seis fuzis, uma espingarda, seis granadas, diversas munições e uma lancha blindada com quatro motores.
Grandes Apreensões
No primeiro semestre de 2024, outra grande apreensão foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) através do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), coordenada pela SSP-AM. Foram apreendidas 2,8 toneladas de drogas, incluindo cocaína e maconha, além de armamentos, uma lancha e uma picape S10.
A operação, denominada Jomini, ocorreu em fevereiro em um sítio na comunidade Bom Jardim, no km 240 da rodovia AM-010, entre os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. O local era usado como entreposto por traficantes de drogas.
Dois irmãos brasileiros, de 35 e 36 anos, foram presos em flagrante com um colombiano de 31 anos. Somente o material entorpecente apreendido foi avaliado em R$ 50 milhões.
LEIA TAMBÉM