MANAUS (AM) — Manaus e Tabatinga estão entre os municípios beneficiados pelo Ministério da Saúde com investimento na área da saúde, por meio da construção de duas novas policlínicas. O projeto, que contempla a instalação de 55 policlínicas em 24 estados brasileiros, receberá um total de R$ 1,65 bilhão de recursos federais.
Cada uma das policlínicas terá um investimento médio de R$ 30 milhões, abrangendo obras, equipamentos e mobiliário. Este é um marco no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), visando atender mais de 19 milhões de brasileiros com estruturas modernas e bem equipadas para o atendimento à população.
Além de oferecer atendimento diversificado e integrado, as policlínicas incluirão espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias, conforme destacado pela arquiteta responsável pelo projeto, Mirela Pessatti. Ela ressalta que a proposta é concentrar todos os procedimentos em um único local, otimizando o tempo dos pacientes e melhorando os resultados dos tratamentos.
As unidades farão parte do Programa Mais Acesso a Especialistas, facilitando o acesso a exames especializados e consultas, sem burocracia excessiva, iniciado pelo encaminhamento da Equipe de Saúde da Família (ESF). Estão previstos ainda exames gráficos e de imagem como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma, consultas com especialistas como angiologistas, cardiologistas, oftalmologistas e neurologistas, além de pequenos procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.
Além de servirem como centros de atenção integral à saúde, as policlínicas serão espaços de formação e qualificação de profissionais de saúde, apoiando a inteligência sanitária nos territórios. Com foco em sustentabilidade, as unidades foram projetadas com medidas como ventilação e iluminação natural, uso e reuso eficiente da água e captação de energia solar, além de materiais que demandam pouca manutenção. Todos os consultórios e salas de exames serão equipados para a implementação da telessaúde, facilitando o acesso remoto aos cuidados médicos.
Confira como serão as policlínicas: clique aqui
LEIA TAMBÉM