MANAUS (AM) – O senador Eduardo Braga (MDB) entrou em contato com a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após o acidente ocorrido no porto de Borba, distante 150 km de Manaus, na tarde deste domingo (23), para solicitar que fossem adotadas as providências urgentes para corrigir os danos causados após uma balsa particular colidir com o porto. O local foi interditado porque foram danificadas as pontes de acesso e o cais flutuante.
Uma equipe composta por engenheiros civil e naval, soldadores e montadores, coordenada pelo superintendente regional do DNIT no Estado do Amazonas, Orlando Fanaia, esteve no município de Borba nessa segunda-feira (24). No local, os técnicos identificaram a gravidade dos danos e produziram relatório sobre as medidas a serem executadas. Na terça-feira, será feita a preparação de cabos de amarração para mitigar o risco de as pontes afundarem no rio Madeira. Além disso, será avaliada a possibilidade da energização da componente naval.
Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp
“Somente após garantirmos segurança às pontes através de amarração emergencial, avaliaremos os guinchos elétricos e o real status das linhas de fundeio de popa do flutuante principal, que aparentemente também foram rompidas com o acidente. Teremos uma reunião emergencial, em Brasília, com técnicos nacionais, do Amazonas e da empresa causadora do acidente. Estamos priorizando as ações por solicitação do senador Eduardo Braga”, declarou o superintendente.
Reunião
Nesta terça-feira (25), Orlando Fanaia seguirá para a sede da autarquia em Brasília a fim de relatar a situação que afetou o principal modal de transporte da região, o aquaviário. Com o porto interditado, o embarque e desembarque de cargas e de passageiros ficará comprometido, afetando a vida de mais de 42 mil pessoas.
O senador Eduardo Braga tem acompanhado a situação e se colocou à disposição do superintendente para interceder junto à diretoria nacional para resolver o problema no menor tempo possível.
LEIA TAMBÉM