MANAUS (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta segunda-feira (25) o Projeto de Lei nº 456/2024 que estende plano de saúde e odontológico a ex-vereadores. O projeto estende o plano aos familiares dos ex-vereadores.
Chama a atenção o fato do PL ser apresentado pelo presidente Caio André (União Brasil) logo após as eleições municipais, em que o próprio vereador não ter sido reeleito. O projeto foi subscrito pela vereadora Glória Carrate (PSB), que também não conseguiu se reeleger.
O benefício aos ex-vereadores foi aprovado com 17 favoráveis e 9 contra, sendo os votos contrários de: Ivo Neto (PMB), Rodrigo Guedes (PP), Kennedy Marques (MDB), Jaildo Oliveira (PV), Capitão Carpê (PL), William Alemão (Cidadania), Lisandro Breval (PP), Thaysa Lippy (PRD) e Yomara Lins (Podemos).
O vereador William Alemão chegou a pedir ao presidente Caio André que a votação fosse no painel para que todos pudessem acompanhar a votação, no entanto, foi ignorado e a proposta foi aprovada em segundos e promulgado imediatamente.
Nas redes sociais, o vereador Rodrigo Guedes afirmou que a medida é “imoral e indevido”, mas disse que a Câmara não custeia o plano de saúde nem de vereadores e nem agora de ex vereadores. “Isso é pago pelo vereador ou agora, já aprovado, pelo ex vereador. Pra mim, por exemplo, sai a R$ 1.119,00”, disse.
Ainda para o Guedes, a vantagem para os ex-vereadores é que o plano de saúde é considerado bom e relativamente barato por ser um plano coletivo.
LEIA TAMBÉM