PARINTINS (AM) – Pela terceira vez consecutiva, o Boi Caprichoso vence o 57º Festival de Parintins. A apuração aconteceu na tarde desta segunda-feira (1º) em Parintins, onde nas noites de 28, 29 e 30, as agremiações disputaram o campeonato de 2024.
O Caprichoso saiu na frente com as notas da primeira noite de apresentações, chegou a empatar com o boi Garantido nas notas da segunda noite, mas se tornou vencedor com 1.259,3 pontos após a apuração das notas da terceira noite de apresentação.
Com alegorias gigantescas, o Boi Caprichoso trouxe o subtema “Saberes: o reflorestar das consciências” e buscou destacar os saberes dos povos originários. A letra da toada “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito” trouxe uma mensagem contundente pela proteção do planeta.
O Caprichoso levou para o bumbódromo o “Triunfo do Povo” enaltecendo o bioma Amazônia Brasileira e a história indígena, negra e ribeirinha.
Um problema técnico parou a apuração das notas ao vivo. A expectava só aumentou para as duas torcidas que aguardavam o resultado, mas logo iniciou com a vitória do Touro Negro.
Fotos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Dois títulos em 2024
O boi Caprichoso também foi Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2024, terceiro ano consecutivo. Superando a própria média do ano anterior, a galera azulada conseguiu destinar 1.370,1 kg, conquistando o prêmio de R$ 20 mil, para investir em ações de sustentabilidade na agremiação. O boi Garantido conseguiu destinar 879,9 kg.
A disputa de reciclagem é parte do projeto ‘Recicla, Galera’, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil. Neste ano, de forma inédita, o duelo ocorreu durante toda a semana do Festival, com a inovação tecnológica das máquinas coletoras de resíduos recicláveis.
LEIA TAMBÉM