MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, foi ameaçado por suposto traficante no Conjunto Viver Melhor, na zona Norte de Manaus. O episódio foi relatado pelo prefeito na manhã desta terça-feira (20), em entrevista ao vivo à Rede de Rádio e Televisão Tiradentes, como exemplo do maior problema que Manaus enfrenta, de responsabilidade do Estado: a crescente criminalidade na capital amazonense.
”Ontem eu fui gravar um programa, do meu programa eleitoral, no final da tarde, no Viver Melhor, e eu lá recebi um comunicado, de um cara chamado de Gordinho do Viver Melhor, que ninguém vai fazer campanha lá. Eu quero dizer que se a polícia (Governo do Amazonas) não te pegar, a Guarda Municipal vai”, avisou David após revelar que foi ameaçado.
Mesmo sendo atribuição constitucional do Estado, o prefeito lembra que reestruturou a Guarda Municipal como forma de contribuir com a segurança da cidade. Em 74 anos, a Guarda não era armada e não tinha veículo para trabalhar. “Quando eu assumi, a Guarda tinha dois veículos, não era armada, totalmente desestruturada. Mudamos o estatuto, armamos os concursados, hoje temos 101 veículos, fizemos concurso público e no fim deste ano chamaremos 200 aprovados”, disse.
Violência
O avanço da criminalidade pelo tráfico de drogas também resulta no aumento de outros crimes em Manaus, cidade com as maiores taxas de roubo e furto de celular do Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O Amazonas registrou a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes na região Norte e também alcançou a segunda colocação no índice do país, em 2022. Os dados foram divulgados pelo Atlas da Violência 2024, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum .
LEIA TAMBÉM