Publicidade
Manaus

David diz que transporte público terá ‘colapso’ se não reajustar tarifa

A pressão do prefeito para reajustar o valor da passagem ocorre após a Justiça manter a suspensão do aumento da tarifa

David
(Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom)

MANAUS (AM) – O prefeito David Almeida (Avante) disse que vai apresentar à Justiça do Amazonas números e dados dobre a necessidade da capital de reajustar a tarifa do transporte coletivo em Manaus. Segundo o prefeito, caso seja mantido o valor de R$ 4,50, ao invés do reajuste para R$ 5, o “sistema entrará em colapso”.

A afirmação do prefeito, reeleito em 2024, ocorreu nesta quarta-feira (26), durante coletiva na entrega do Programa de Aquisição de Alimentos, no Centro de Manaus. David disse que a prefeitura está diminuindo as despesas e aumentando os recursos para fazer investimentos.

“Todas as cidades do Brasil de capital, aumentaram a passagem […] Manaus tentou, o Ministério Público se manifestou, a Justiça decidiu e nós estamos recorrendo, vamos mostrar com números, com informações, com dados, da necessidade do aumento em função exatamente, dessa questão de podermos ter recursos para fazer investimentos, e outra, de manter o sistema funcionando. O sistema do jeito que está, vai entrar em colapso”, afirmou David.

Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp

A pressão do prefeito para reajustar o valor da passagem ocorre após a Justiça manter a suspensão do aumento da tarifa de ônibus. Na decisão, a juíza Etelvina Lobo Braga ressaltou a necessidade de maior transparência na fundamentação do aumento da passagem e exigiu que até esta sexta-feira (28), sejam apresentados documentos detalhando os subsídios municipais e estaduais; os custos operacionais de 2017 a 2024; quilometragem percorrida pelos ônibus e o número de passageiros transportados.

Além disso, a magistrada deferiu pedido do Ministério Público e determinou a realização de uma audiência de conciliação para o dia 6 de março

*Com informações de Ricardo Chaves, da BandNews Difusora FM

LEIA TAMBÉM

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais