MANAUS (AM) – A pesquisa espontânea do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) divulgada nesta segunda-feira (24), mostra que as intenções de votos dos sete pré-candidatos lembrados pelos eleitores somados (30,5%), não chega a metade dos eleitores que não responderam ou ainda não sabem em quem votar (63%) para prefeito de Manaus nas eleições municipais de 2024.
Conforme a pesquisa 08938, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pré-candidato à reeleição David Almeida (Avante) aparece na frente com 15,6% das intenções de votos, na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos.
O segundo colocado na pesquisa, deputado federal Amom Mandel (Cidadania) aparece com 7,7% das intenções de voto, menos da metade das intenções de voto de David Almeida. Em terceiro, o pré-candidato Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e apoiado pelo governador Wilson Lima (UB), aparece com 3,5%.
Em quarto lugar, o deputado federal Alberto Neto (PL), com 2,2%. Na quinta posição, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), com 1,1%. O pré-candidato Wilker Barreto (Mobiliza) sequer foi lembrado e não apareceu na pesquisa espontânea.
A pesquisa por amostragem, sob registro 08938, foi realizada entre os dias 10 de junho à 19 de junho, com mil entrevistados, com aplicação de questionário em ponto de fluxo dos bairros das zonas Norte, Sul, Centro-Oeste, Centro-Sul e Leste. O resultado foi divulgado pelo site Amazonas Atual.
LEIA TAMBÉM