MANAUS (AM) – Com o tema de crimes atuais, estudantes da Escola Estadual Professora Ondina de Paula Ribeiro participam de um júri simulado. A atividade, que acontece nesta quarta-feira (18), segue até sexta-feira (20).
Os estudantes finalistas do terceiro ano do ensino médio de cada turma terão um tema específico para debate e elaborarão um enredo do caso a ser julgado, assim como um roteiro de apresentação, com os temas: feminicídio, pedofilia, racismo e homofobia. Toda atividade será realizada na sala de
mídias nos dias específicos.
O Júri Simulado é uma estratégia de ensino a ser adotada quando se trata de um assunto polêmico ou que, perceptivamente, divide opiniões.
Joel Almeida, professor de Língua Portuguesa e Literatura, disse ao Portal JIRAU NEWS que a atividade é importante para socializar as ideias, criar estratégias de argumentação e promover o debate. Além disso, instigar o senso crítico, a participação e a reflexão.
“Eles são os protagonistas e demonstram interesse nos temas debatidos. Com isso, desenvolvem a capacidade de argumentar oralmente e sem sectarismo. Visto que no contexto os debates não prezam por discussão de ideias, mas brigas e até atos de ódio. Além de que os ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade e liderança”, disse.
O professor já desenvolveu a atividade em outra escola, em 2022, por achar importante trabalhar a argumentação oral a fim de que depois pudessem fazer a argumentação escrita nas redações do Enem e outras provas externas, já que são alunos finalistas do Ensino Médio.
LEIA TAMBÉM