Mundo

Exército invade palácio presidencial em tentativa de golpe na Bolívia

(Foto: Gustavo Ticona)

MANAUS (AM) – Nesta quarta-feira (26), tanques do Exército e militares armados invadiram o palácio presidencial da Bolívia. O presidente Luis Arce denunciou “mobilizações irregulares” e se se recusou a abandonar o palácio presidencial.

Unidades do Exército foram vistas reunidas em praças e ruas de La Paz, e militares estavam de guarda no palácio. Evo Morales, do mesmo movimento político de Arce, acusou o ex-comandante do Exército, general Juan José Zuñiga, de estar por trás da mobilização. Morales também informou que um regimento do Exército colocou franco-atiradores em uma praça de La Paz.

Para o ex-presidente, o militar tem um plano para assassiná-lo. Luis Arce, presidente da Bolívia, denunciou há poucos dias que há contra ele um golpe brando do qual participa Evo Morales, contra quem se opõe.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou a movimentação e pediu respeito à democracia.

O presidente Lula pediu informações sobre a situação na Bolívia. “Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, disse Lula, após evento de apresentação de novos ônibus escolares, em Brasília.

Lula afirmou ter solicitado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que entre em contato com as autoridades do país vizinho para ter certeza da situação.

“Fui informado agora e pedi para meu ministro entrar em contato para ter certeza. Não podemos ficar anunciando coisa que depois não acontece”, disse.

Horas depois, em pronunciamento, o presidente eleito Luis Arce pediu a mobilização popular para impedir o golpe. “O povo boliviano está convocado hoje, precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado, em favor da democracia”, disse Arce em mensagem ao país com seus ministros na Casa Grande del Pueblo, adjacente ao Palácio Quemado, sede presidencial.

LEIA MAIS

 

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais