Publicidade
Economia

Fábrica de baterias de energia solar vai gerar 600 empregos em Manaus

Nova fábrica vai criar 600 empregos em Manaus (Foto: Divulgação)

MANAUS (AM) – A Livoltek, empresa do Hexing Group, anuncia a inauguração da primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM). O investimento é da ordem de R$ 70 milhões, com previsão de geração de mais de 600 empregos. O evento para celebrar o início das operações em solo amazonense está marcado para o dia 24 de julho e contará com a presença de autoridades, associações do setor, integradores, imprensa e influenciadores do mercado fotovoltaico.

Com o início da produção programado para o segundo semestre de 2024, a Livoltek torna-se a maior e única fabricante de inversores fotovoltaicos na América Latina. O investimento na Zona Franca de Manaus também contempla outra iniciativa ousada do grupo empresarial: o início da fabricação de baterias de lítio e carregadores de veículos elétricos, cuja produção deve ser iniciada já no final de 2024.

A princípio, serão importados apenas as carrocerias e os chips – que não são fabricados no Brasil – e alguns outros componentes eletrônicos, mas as PCBs (do inglês Printed Circuit Board ou Placa de Circuito Impresso) serão produzidas no Brasil. Além de abastecer o mercado local brasileiro, a estratégia da Livoltek é atender os países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru e, no futuro, avaliar a exportação para a Europa.

Gigante do setor de energia solar, a multinacional também é referência na produção de inversores on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento remoto. Com sede na China, a empresa possui fábricas na Indonésia e na África, além de contar com operações na Europa.

Em Manaus, a nova fábrica ocupará 18 mil m², criando 600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, contribuindo para a expansão do segmento fotovoltaico nacional e latino-americano. Na capital do Amazonas, a empresa iniciará suas atividades com a produção de inversores string e híbridos. A expectativa é oferecer inversores fabricados no Brasil ao mesmo custo dos importados à medida que as etapas produtivas forem sendo nacionalizadas.

De acordo com Rui Cheng, CEO do Grupo Hexing Brasil, Holding fundada em 1992 que detém as marcas Livoltek e Eletra Energy, maior fabricante brasileira de medidores eletrônicos, a missão da empresa é ajudar os clientes a desenvolverem seus negócios para ampliarem suas oportunidades e serem os melhores do mercado. Para ajudar os clientes da América Latina a transformarem essa visão em realidade, a construção da primeira fábrica da região, no Brasil, será fundamental.

Em relação à geração de empregos no país, Zhou afirma que o Grupo Hexing já conta com muitos trabalhadores qualificados na Eletra, em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza e que alguns desses profissionais estão sendo promovidos para atuar em Manaus como supervisores para coordenar e treinar equipes locais.

“A região já tem uma longa história de empresas eletrônicas, então há uma boa quantidade de mão de obra qualificada. Na Eletra temos poucos executivos e engenheiros chineses. Mais de 96% de todos os funcionários são brasileiros, e acreditamos que esse é um dos principais ingredientes para o nosso sucesso”, finaliza o Chairman.

Sobre a Livoltek

A Livoltek Power está comprometida em fornecer energia solar de alta qualidade para seus clientes globais, cobrindo usos residenciais, comerciais, industriais, agrícolas e concessionárias de energia e saneamento.

O portfólio da empresa abrange inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento remoto. A missão da empresa é ser a primeira escolha de soluções de armazenamento de energia para clientes de energia solar em todo o mundo.

Seus produtos utilizam componentes de alta qualidade, com 80% deles provenientes de fornecedores internacionais conhecidos da Alemanha, Japão e Estados Unidos, entre outros.

LEIA TAMBÉM
Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais