Publicidade
Cultura

Festival Afroamazônico de Yemanjá inicia neste domingo na Ponta Negra

O festival conta com Tendas para as Casa de Axé e famílias que forem levar suas oferendas, palco para as atrações artísticas, banheiros químicos, seguranças e salva-vidas.

MANAUS (AM) – A 14ª edição do Festival Afroamazônico de Yemanjá inicia neste domingo (29), às 14h, na Praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Com o tema Réveillon da Diversidade, o evento garante a todos os adeptos e simpatizantes das religiões de Matriz Africana um espaço seguro e acolhedor para que possam fazer suas oferendas à grande mãe de todos os Oris (cabeças) nessa virada de ano.

O Festival também acolhe os artistas locais de diferentes vertentes musicais, brindando a publico manauara e turistas com shows de altíssima qualidade.

Organizado pela Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana (Aratrama), e realizado pela Associação de Desenvolvimento Socio-cultural Toy Badé, o 14º Festival Afroamazônico de Yemanjá conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manuscult) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A novidade desta edição é a parceria com o Fórum Setorial de Música do Amazonas.

O coordenador-geral do Festival, Xɛ́byosɔnɔ̀ Ọba Méjì Alberto Jorge Silva, conta que, desde 2018, há o entendimento de que é necessário estreitar a relação entre o povo de Axé e as demais formas de manifestação artística existente na capital. Assim, a festividade passou a contar com bandas e artistas locais consagrados e com aqueles ainda em início de carreira, como forma de contribuir para que esses trabalhos cheguem ao grande público.

“Aqui, na região amazônica, nós somos praticamente os únicos a ter essa estrutura e ter essa continuidade de ação, de 14 anos seguidos. Então, isso não pode ficar restrito. É preciso aproveitar esses espaços. E, este ano, o Fórum de Música estava com dificuldade de conseguir espaço para realizar o seu primeiro réveillon, então disponibilizamos nossa estrutura e quem ganha com isso é a população”, declarou.

Acesso

O Festival Afroamazônico de Yemanjá ocorre no trecho da Praia da Ponta Negra entre a Casa de praia Zezinho Corrêa e o Hotel Tropical. O espaço conta com Tendas para as Casa de Axé e famílias que forem levar suas oferendas, palco para as atrações artísticas, banheiros químicos, seguranças e salva-vidas.

A entrada com garrafas de bebidas é permitida, desde que o responsável assine um termo se comprometendo a não sujar a praia. Outros objetos ritualísticos que também são permitidos, mas apenas para sacerdotes e mediante assinatura de termo de responsabilidade, são as facas e facões utilizados para o corte das frutas oferecidas à Yemanjá. Crianças acompanhadas de seus pais também podem participar da festa, já que fazem parte das famílias de Axé e possuem o direito de exercer a sua fé e tradição ancestral.

Outra recomendação é com a limpeza do local e o uso de objetos de plástico; estes, não devem, em hipótese alguma, serem jogados no rio. A entrada nas águas do Rio Negro é permitida para a entrega de oferendas, banhos de limpeza e fortificação e lavagem de guias (o uso recreativo não está autorizado).

Veja a programação:

Dia 29:

Jorge Dias

DJ Ruan do Top

Banda Perdidos

Cida Aripória e as Manas

 

Dia 30:

Anacozônidas

DJ Heliton Saraiva

Banda Levianos

Casa de Terreiro Jurema Sagrada

Aurora Boreal

Salto Agulha

 

Dia 31:

Um com Outros

Seaside

Casa de Terreiro Encanto da Jurema

Wendy

Ariana Paes

Travas no Samba

Couro Velho

Jarakillers

 

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais