Cultura

Festival Afroamazônico de Yemanjá inicia neste domingo na Ponta Negra

MANAUS (AM) – A 14ª edição do Festival Afroamazônico de Yemanjá inicia neste domingo (29), às 14h, na Praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Com o tema Réveillon da Diversidade, o evento garante a todos os adeptos e simpatizantes das religiões de Matriz Africana um espaço seguro e acolhedor para que possam fazer suas oferendas à grande mãe de todos os Oris (cabeças) nessa virada de ano.

O Festival também acolhe os artistas locais de diferentes vertentes musicais, brindando a publico manauara e turistas com shows de altíssima qualidade.

Organizado pela Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana (Aratrama), e realizado pela Associação de Desenvolvimento Socio-cultural Toy Badé, o 14º Festival Afroamazônico de Yemanjá conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manuscult) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A novidade desta edição é a parceria com o Fórum Setorial de Música do Amazonas.

O coordenador-geral do Festival, Xɛ́byosɔnɔ̀ Ọba Méjì Alberto Jorge Silva, conta que, desde 2018, há o entendimento de que é necessário estreitar a relação entre o povo de Axé e as demais formas de manifestação artística existente na capital. Assim, a festividade passou a contar com bandas e artistas locais consagrados e com aqueles ainda em início de carreira, como forma de contribuir para que esses trabalhos cheguem ao grande público.

“Aqui, na região amazônica, nós somos praticamente os únicos a ter essa estrutura e ter essa continuidade de ação, de 14 anos seguidos. Então, isso não pode ficar restrito. É preciso aproveitar esses espaços. E, este ano, o Fórum de Música estava com dificuldade de conseguir espaço para realizar o seu primeiro réveillon, então disponibilizamos nossa estrutura e quem ganha com isso é a população”, declarou.

Acesso

O Festival Afroamazônico de Yemanjá ocorre no trecho da Praia da Ponta Negra entre a Casa de praia Zezinho Corrêa e o Hotel Tropical. O espaço conta com Tendas para as Casa de Axé e famílias que forem levar suas oferendas, palco para as atrações artísticas, banheiros químicos, seguranças e salva-vidas.

A entrada com garrafas de bebidas é permitida, desde que o responsável assine um termo se comprometendo a não sujar a praia. Outros objetos ritualísticos que também são permitidos, mas apenas para sacerdotes e mediante assinatura de termo de responsabilidade, são as facas e facões utilizados para o corte das frutas oferecidas à Yemanjá. Crianças acompanhadas de seus pais também podem participar da festa, já que fazem parte das famílias de Axé e possuem o direito de exercer a sua fé e tradição ancestral.

Outra recomendação é com a limpeza do local e o uso de objetos de plástico; estes, não devem, em hipótese alguma, serem jogados no rio. A entrada nas águas do Rio Negro é permitida para a entrega de oferendas, banhos de limpeza e fortificação e lavagem de guias (o uso recreativo não está autorizado).

Veja a programação:

Dia 29:

Jorge Dias

DJ Ruan do Top

Banda Perdidos

Cida Aripória e as Manas

 

Dia 30:

Anacozônidas

DJ Heliton Saraiva

Banda Levianos

Casa de Terreiro Jurema Sagrada

Aurora Boreal

Salto Agulha

 

Dia 31:

Um com Outros

Seaside

Casa de Terreiro Encanto da Jurema

Wendy

Ariana Paes

Travas no Samba

Couro Velho

Jarakillers

 

Redação - Jirau News

Recent Posts

Marcelo Ramos confirma pré-candidatura ao Senado

Manaus (AM)-  O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) confirmou, nesta quarta-feira (18) a pré-candidatura ao…

3 semanas ago

STF aprova segurança vitalícia para ministros aposentados

BRASÍLIA (DF) - Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira…

3 semanas ago

Justiça do AM proíbe IMMU e Sinetram de cobrar R$ 8,20 do Estado por passe estudantil

MANAUS (AM) - A Justiça do Amazonas determinou que o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU)…

3 semanas ago

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto

BRASÍLIA (DF) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, nesta…

4 semanas ago

TCE-AM cobra David Reis sobre falta de transparência em orçamento da prefeitura

Manaus (AM) - O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) entrou em cena para…

4 semanas ago

VÍDEO: pizzaria é consumida pelo fogo na zona Leste de Manaus

MANAUS (AM) - Uma pizzaria pegou fogo na tarde desta quinta-feira (12), na Rua dos…

4 semanas ago

This website uses cookies.