(Foto: Audiovisual/G20)
MANAUS (AM) – A partir desta terça-feira (24), organizações e pessoas do Brasil e exterior podem contribuir com considerações e propostas nos textos que vão pautar as plenárias da Cúpula Social do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.
Os documentos foram elaborados a partir de discussões promovidas pelo Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20, realizado em agosto, que contou com a participação de mais de mil pessoas de organizações da sociedade civil, movimentos sociais com atuação de base e representantes de grupos de engajamento – que organizam debates autogestionados e recomendações temáticas no G20.
Os textos apresentam a sistematização das propostas debatidas, conforme padrões internacionais de relatórios e documentos diplomáticos, sobre os três temas prioritários do G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; reforma da governança global e sustentabilidade, mudança do clima e transição justa.
Para participar do processo, basta acessar os textos na aba consulta pública, na página do G20 Social Participativo – ferramenta digital trilíngue criada exclusivamente para o G20 Social na plataforma do Brasil Participativo.
Os documentos estarão disponíveis até o dia 31 de outubro, em gov.br/g20socialparticipativo. Podem ser postados comentários por parágrafo, sendo, ao todo, 15 campos de contribuição para cada documento, por pessoa. Cada documento temático apresenta três ideias como sub-temas. Ao fim do processo será feita nova sistematização que servirá de base para as plenárias na Cúpula Social do G20, que ocorre entre 14 e 16 de novembro, nos dias que antecedem à reunião de Líderes da Cúpula do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro.
O grupo nasceu após uma sequência de crises econômicas que assolaram o mundo na década de 1990. No ano de 1999, foi criado um fórum multilateral entre países industrializados e emergentes, composto na época por ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais, que inicialmente tinha como foco debater questões econômicas e financeiras mundiais.
LEIA TAMBÉM
MANAUS (AM) - A recente crítica pública da deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) ao senador Plínio…
MANAUS (AM) - Para reforçar a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) em…
MANAUS (AM) - O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou, nesta semana, que…
MANAUS (AM) - Dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), ano-base 2023, revelam um cenário…
MANAUS (AMA) - O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, culpou o secretário…
MUNDO (AM) - Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-guerrilheiro, ex-presidente e ícone da esquerda…
This website uses cookies.