(Foto: Divulgação)
MANAUS (AM) – Seis dias após o Governo do Amazonas divulgar a redução no número de furtos de celular em bairros da zona centro-sul de Manaus, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou as imagens de três homens, ainda não identificados, por envolvimento em um roubo a um transporte público coletivo. Segundo a própria PC-AM, o trio utilizou armas longas para ameaçar os passageiros.
O crime aconteceu no dia 28 de novembro, na linha 306. As imagens das câmeras de segurança do ônibus registraram o momento em que os infratores sacaram duas armas longas e uma curta e levaram os pertences, entre eles, celulares das vítimas.
A polícia solicita a quem tiver informações sobre o paradeiro deles, que as repasse para os números (92) 98827-8814 e 3667-7543, do NURRC, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Conforme os dados divulgados, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução de 71% no número de furtos de celulares nos bairros São Geraldo, Nossa Senhora das Graças, Dom Pedro e Chapada, bairros da zona Centro-sul.
Ainda conforme o governo de Wilson Lima (União), os números foram alcançados entre os meses de janeiro e outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, foram registrados nessas localidades, um total de 1.803 furtos. Este ano, durante o mesmo período foram contabilizados 529 casos do mesmo crime.
Apesar da redução, os números não correspondem à totalidade de ocorrências nas demais zonas da cidade, pois a informação diz respeito apenas a uma zona da capital.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Manaus é a cidade com a maior taxa de roubo e furto de celulares no Brasil. Em 2023 o município registrou 2.096,3 roubos e furtos de celular para cada 100 mil habitantes.
A capital amazonense também está entre as cidades com mais mortes violentas (1.072 em 2021) e (976 em 2022). Manaus também possui uma triste estatística nacional em que perde para São Paulo no número de roubo seguido de morte (44 mortes em 2021) e (41 em 2022).
O aumento da criminalidade na maior capital do Norte do país pode estar relacionado à diminuição do investimento na segurança pública entre os anos de 2019 e 2022. Segundo o Anuário, o governo do Amazonas investiu 10,0% em 2019, 9,3% em 2020, 9,1% em 2021 e 8,8% 2022.
O JIRAU NEWS entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para questionar o motivo dos dados sobre furto de celulares terem sido divulgados parcialmente. Questionou também quantos registros de furtos e roubos de celulares ocorreram nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste de Manaus. O e-mail foi encaminhado nessa terça-feira, porém, a reportagem não recebeu resposta.
LEIA TAMBÉM
MANAUS (AM) - A recente crítica pública da deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) ao senador Plínio…
MANAUS (AM) - Para reforçar a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) em…
MANAUS (AM) - O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou, nesta semana, que…
MANAUS (AM) - Dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), ano-base 2023, revelam um cenário…
MANAUS (AMA) - O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, culpou o secretário…
MUNDO (AM) - Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-guerrilheiro, ex-presidente e ícone da esquerda…
This website uses cookies.