Publicidade
Polícia

Homens rendem coronel do Exército e roubam armas de clube de tiro no AM

(Foto: Divulgação)

MANAUS (AM) – O coronel do Exército Brasileiro, Dagmo Varela, foi rendido na noite dessa quinta-feira (27) por ao menos quatro homens que invadiram um clube de tiros, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. Os suspeitos teriam roubado 30 armas de fogo, sendo 20 armas curtas e 10 longas.

Segundo informações preliminares, os suspeitos eram menores de idade e um deles teria trabalhado para o coronel no local. O jovem teria dito para Varela que alguns amigos queriam conhecer o local e após deixar os jovens entrarem, teria sido rendido e amarrado dentro do cofre.

CACs

Em dez meses de 2023, o Brasil superou o total de armas compradas legalmente por Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) que acabaram roubadas, furtadas ou perdidas no ano passado. Entre janeiro e outubro deste ano, o País registrou 1.259 ocorrências, uma média de 126 por mês ou quatro por dia.

No mesmo ano, Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) dez ações para suspender leis estaduais e municipais que facilitam o acesso a armas de fogo. As ações são assinadas pelo presidente Lula (PT) e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

A AGU contesta a constitucionalidade das normas por entender que cabe ao Congresso Nacional legislar sobre uso de armamento. Para o órgão, a Constituição não autoriza que estados e municípios legislem sobre a concessão de porte de arma de fogo.

A época, o Exército afirmou não ser responsável por investigações de furto ou roubo de armas de CACs, porque a fiscalização de produtos controlados cabe à “polícia administrativa”.

LEIA TAMBÉM

 

 

 

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais