Cuiabá (MT) – A liderança indígena Mara Barreto Sinhowawe Xavante assumiu uma cadeira no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Rio das Mortes (CBH-ARM), em Mato Grosso, tornando-se a primeira mulher indígena da etnia Xavante a ocupar o cargo. A eleição representa um marco histórico não apenas para os povos indígenas do estado, mas também para a gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos na região.
O Rio das Mortes é considerado o terceiro rio mais limpo do mundo e possui enorme importância ambiental, social e cultural para as comunidades locais. A responsabilidade de participar do comitê reforça o compromisso de Mara com a defesa desse patrimônio natural. Ela representa a Associação Aliança dos Povos do Roncador, organização da qual é vice-presidente, e que foi contemplada para integrar o colegiado por meio de edital público.
Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsA
“Defender um rio dessa importância é uma grande responsabilidade e uma grande honra para nós. Estamos levando a voz do povo Xavante e das demais etnias para dentro desse espaço de decisão”, destacou Mara.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Rio das Mortes foi instituído em julho de 2024 e é referência no Brasil pela relevância ambiental do território que abrange. Mato Grosso abriga 45 etnias indígenas, sendo os Xavante a maior delas, e a eleição de Mara reforça a presença e o protagonismo dos povos originários na luta pela preservação da água, um recurso vital para o presente e para as futuras gerações.
LEIA TAMBÉM