MANAUS (AM) – O prefeito David Almeida (Avante) culpou a falta de eficiência nos âmbitos federal e estadual no combate às queimadas no Estado do Amazonas. Pelo terceiro dia consecutivo, a capital amazonense amanheceu encoberta com fumaça provocada por incêndios.
O prefeito afirmou que nenhum foco de queimada é na cidade de Manaus. “Nós fizemos o nosso dever de casa. Manaus está sendo penalizada pela ineficiência das ações com relação ao combate às queimadas no nosso estado”, disse David Almeida durante entrevista coletiva.
Não podemos, por exemplo, atuar além da ponte [Felipe Daou] eu tenho que ligar para o prefeito e oferecer ajudar, então tudo isso quiê está acontecendo no nosso estado é previsível, todos sabem que era previsível. Manaus fez o dever de casa, mas mais uma vez estamos sendo prejudicados pela falta de articulação de quem poderia estar atuando. Não queremos aqui para fazer pré-julgamento, estamos colocando Manaus a disposição para os outros entes federativos, dos municípios, e até do governo do estado”, disse David,
Ainda na manhã, no prefeito anunciou o decreto de criação do Comitê Municipal de Combate às Queimadas na cidade de Manaus. “Esse decreto foi assinado na sexta e vai ser publicado hoje. Para que vocês tenham uma ideia, nos últimos três dias foram detectados 709 focos de incêndio em todo o estado do Amazonas. 27 focos na região metropolitana”, disse.
Além da criação do comitê, a prefeitura pretende fazer articulação com entidades do setor primário da zona rural para realização de campanha pelo não uso do fogo e também atuação com municípios da região metropolitana para ações compartilhadas. O prefeito também cobrou ações do estado e da União.
“Nós estamos cobrando responsabilidades a quem tem essa responsabilidade para que Manaus não possa ser penalizada. E se preocupa, porque o foco principal, o ápice, vai acontecer no mês de setembro e outubro”, disse.
Focos de queimadas
De acordo com o INPE, órgão oficial que disponibiliza os dados de queimadas no Brasil, desde o dia 9 de agosto, sexta-feira, não há registro de foco de queimada no município de Manaus. Durante o mês de agosto de 2024 foram registrados 3.043 focos de queimadas no estado do Amazonas, sendo somente 8 em Manaus, o que representa 0,3% desse total;
Durante o mês de agosto foram registrados 111 focos de queimadas na RMM, com destaque para os 5 primeiros municípios: Manacapuru (24), Autazes (20), Itacoatiara (15), Careiro (14) e Careiro da Várzea (12), conforme mostra a imagem.
Qualidade do ar em Manaus
Nesta segunda, a qualidade do ar apresentou nível “muito ruim”, segundo o Sistema Eletrônico de Monitoramento Ambiental (Selva). O nível é medido conforme a quantidade de partículas suspensas no ar e varia entre “Boa”, “moderada”, “ruim”, “muito ruim’ e “péssimo”.
LEIA TAMBÉM