Publicidade
Amazonas

Itacoatiara é segundo município com maior população no AM, diz IBGE

(Secom/Divulgação)

MANAUS (AM) – O município de Itacoatiara é o segundo mais populoso do Amazonas, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa quinta-feira (29). Itacoatiara, faz parte da Região Metropolitana e possui 112.520 habitantes, seguido de Manacapuru, com 110.691 pessoas e Parintins, 101.956.

A estimativa da população dos municípios do Amazonas revela uma significativa variação no tamanho populacional entre as diferentes localidades. Manaus, a capital do estado, destaca-se como a cidade mais populosa, abrigando 2,3 milhões de pessoas, o que representa uma concentração populacional massiva em comparação com outros municípios.

Já os com menor quantidade de pessoas são Japurá (9.397 habitantes), Anamã (10.318 habitantes) e Itapiranga (10.805 habitantes).

A Região Metropolitana de Manaus (RMM), que envolve 13 municípios (Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves) totalizou, em primeiro de julho de 2024, 2.783.002 habitantes, o que equivale a 65 % do total da população do estado.

Importância estratégia para o Amazonas

Parintins, famosa por seu festival folclórico, destaca-se como um centro cultural vital. Já municípios como Iranduba (67.114 habitantes), beneficiam-se da proximidade com Manaus. Maués, por sua vez, com 65.714 habitantes, é conhecido por sua produção de guaraná. Humaitá e Tabatinga, com populações de 62.312 e 72.283 habitantes, respectivamente, são municípios estratégicos nas fronteiras com Rondônia, Peru e Colômbia.

Coari, com 73.820 habitantes, é uma cidade estratégica devido à sua relevância na produção de petróleo e gás. Tefé, com 79.278 habitantes, é um importante ponto de apoio no Médio Solimões. Esses municípios formam um conjunto diversificado em termos de localização, importância econômica e cultural, refletindo a complexidade e a heterogeneidade do estado.

Tefé (79.278 habitantes), Coari (73.820 habitantes) e Tabatinga (72.283 habitantes) também apresentam populações expressivas, superiores a 70 mil pessoas, o que indica uma certa centralidade econômica social. Por outro lado, muitos municípios, especialmente os mais isolados como Japurá, Anamã e Itapiranga possuem populações bem menores, abaixo de 12 mil habitantes.

 

LEIA TAMBÉM

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais