EUA – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que irá desistir de concorrer à reeleição na disputa contra Donald Trump. Em uma postagem na rede social X, Biden disse que permanecerá em seu papel como presidente e comandante-chefe até o final de seu mandato em janeiro de 2025.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden.
O anúncio de Biden segue-se a uma onda de pressão pública e privada de parlamentares democratas e membros do partido para que ele desistisse da corrida após desempenho chocantemente fraco num debate televisivo no mês passado contra o rival republicano Donald Trump.
No Integram, Biden publicou uma foto demostrando toral apoio à candidatura da atual vice-presidente Kamala Harris para candidata a presidente dos Estados Unidos.
“Meus caros democratas, decidi não aceitar a nomeação e concentrar todas as minhas energias nos meus deveres como Presidente pelo resto do meu mandato. Minha primeira decisão como nomeada para o partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e apoio para que Kamala seja o nomeado para o nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isto”, disse Biden.
O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será mais fácil derrotar a vice-presidente, Kamala Harris, nas eleições de novembro do que seria derrotar o presidente democrata, Joe Biden.
LEIA TAMBÉM