Foto: Ricardo Stukert
MANAUS – Manaus passa a integrar, a partir desta segunda-feira, 26 de janeiro, o Programa Gás do Povo, iniciativa do governo Lula que amplia o acesso gratuito ao botijão de gás de cozinha (GLP 13kg) para mais de 183,1 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Com a nova etapa, todas as capitais do país passam a ser contempladas pelo programa, que permite a recarga gratuita do botijão em mais de 10 mil revendas credenciadas em todo o Brasil.
Nesta segunda fase de implementação, o benefício alcança cerca de 950 mil novas famílias em 17 capitais que ainda não haviam sido incluídas na primeira etapa, em novembro. Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a medida ajuda a aliviar o orçamento das famílias mais pobres, permitindo que o valor antes gasto com o gás seja destinado à compra de alimentos ou a outras necessidades básicas.
Além de Manaus (AM), foram incluídas Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
OUTRAS ALTERNATIVAS – Há outras três formas de uso do vale para que as famílias atendidas tenham mais condições de acesso ao programa, considerando, por exemplo, casos de pessoas sem acesso à internet ou celular.
» Cartão do Programa Bolsa Família (com chip);
» Cartão de débito da CAIXA;
» Informar CPF do Responsável Familiar na maquininha do cartão, a “Azulzinha”, ou no aplicativo “Azulzinha Aproxima” na revenda e receber o código via SMS no celular.
OPERAÇÃO – A CAIXA oferece o sistema para adesão das revendedoras desde 23 de outubro de 2025. Para participar, as empresas devem estar cadastradas na ANP, em situação regular junto à Receita Federal, ter conta corrente PJ na CAIXA e usar a azulzinha como meio de pagamento. A CAIXA também é responsável por operacionalizar o benefício e validar os meios de acesso.
TODOS OS CANAIS – Os beneficiários podem consultar o direito ao vale recarga Gás do Povo nos seguintes canais:
» Aplicativo “Meu Social” – Gás do Povo” (do Governo do Brasil)
» Consulta do CPF do Responsável Familiar na página do Gás do Povo no site oficial do MDS (https://gasdopovo.mds.gov.br/ )
» Portal Cidadão CAIXA (https://cidadao.caixa.gov.br)
» Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207
É possível ainda esclarecer dúvidas nas seguintes opções:
» Disque Social 121, do MDS
» Canal FalaBR, do Governo do Brasil
» SAC CAIXA – 0800 726 0101.
TRANSIÇÃO – O Gás do Povo amplia em três vezes o número de famílias atendidas em relação ao antigo Auxílio Gás dos Brasileiros, e prevê a substituição definitiva do repasse financeiro pela recarga do botijão, para fortalecer a efetividade da política e a garantia do acesso ao insumo.
EM ETAPAS – Em novembro de 2025, foi realizada a primeira concessão do Gás do Povo para quase um milhão de famílias em dez capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo(SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).
LEIA TAMBÉM
MANAUS - Durante evento realizado em Assua, no último sábado (24), o pré-candidato ao Senado Marcelo…
RIO DE JANEIRO - Os policiais militares Diego Pereira Leal e Aslan Wagner Ribeiro de…
RIO DE JANEIRO - A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (26) que vai reduzir em 5,2%…
MANAUS - Um ato político reuniu, neste sábado (24), lideranças partidárias, representantes de movimentos sociais,…
(MANAUS) - As sessões adaptadas são fundamentais para ampliar o acesso ao lazer e à…
(MANAUS) - A busca por uma vida mais saudável e a prática de exercícios físicos…
This website uses cookies.