Publicidade
Política

‘O cinema brasileiro está entre os grandes’, diz Lula após indicações ao Oscar

Ao comentar a indicação de O Agente Secreto a Melhor Filme Internacional, o presidente parabenizou o diretor Kleber Mendonça Filho e todo o elenco

Foto: Ricardo Stuckert / PR

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nas redes sociais as indicações do cinema brasileiro ao Oscar 2026 e destacou o reconhecimento internacional da cultura nacional. Em uma série de publicações, Lula celebrou o desempenho do filme O Agente Secreto, que concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Elenco.

“O cinema brasileiro está entre os grandes do mundo. O Agente Secreto concorre ao Oscar de Melhor Filme entre outras nove produções. Estar entre os melhores do mundo já é uma vitória da nossa cultura, do nosso talento e da nossa capacidade de contar histórias que atravessam fronteiras”, escreveu o presidente.

Lula também exaltou o ator Wagner Moura, indicado a Melhor Ator, lembrando conquistas anteriores do artista. “Wagner Moura tem o molho, tem talento de sobra, já levou o Globo de Ouro de melhor ator em filme drama e agora pode vir o Oscar de melhor ator”, publicou.

Ao comentar a indicação de O Agente Secreto a Melhor Filme Internacional, o presidente parabenizou o diretor Kleber Mendonça Filho e todo o elenco. Segundo Lula, o reconhecimento reforça o protagonismo do Brasil no cenário internacional. “Quando a cultura brasileira é valorizada, o Brasil volta a ser protagonista no cenário internacional”, afirmou.

O chefe do Executivo também destacou a indicação a Melhor Elenco, ressaltando o caráter coletivo da produção. Lula mencionou o diretor de elenco Gabriel Domingues e os atores Tânia Maria, Alice Carvalho, Gabriel Leone e Maria Fernanda Cândido. “Quando o trabalho é coletivo e o talento é valorizado, o Brasil brilha para o mundo”, escreveu.

Foto: Reprodução

Além das categorias centrais, Lula comemorou a indicação do brasileiro Adolpho Veloso ao Oscar 2026 de Melhor Fotografia pelo filme Sonhos de Trem, classificando o feito como mais uma prova da excelência técnica do audiovisual nacional.

As indicações reforçam um momento histórico para o cinema brasileiro, que amplia sua presença tanto nas categorias principais quanto nas áreas técnicas da maior premiação do cinema mundial.

LEIA TAMBÉM

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais