MANAUS (AM) – Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ) na manhã desta sexta-feira (6), combate esquema de lavagem de dinheiro de organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas. A Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em 33 endereços nos Estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.
Segundo a polícia, as investigações tiveram início em 2020, quando o principal alvo da operação, Alex Evangelista Mendes Silva, movimentou o valor incompatível com o patrimônio de R$ 6,5 milhões.
Em 2021, policiais da 14ª DP (Leblon) apreenderam uma ambulância que transportava 470 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente meia tonelada da droga, na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Seropédica, na Baixada Fluminense. No veículo, estava um homem com uniforme de uma empresa de serviço de remoção e transporte de pacientes.
Um Renault Logan utilizado como escolta, onde estavam outros dois homens, também foi interceptado. Todos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo o inquérito, Alex Evangelista Mendes da Silva estava no banco do carona do Logan. Segundo a polícia, ele é proprietário de três empresas do setor de saúde — de serviços em geral, de resgate e remoções de pacientes e de uma clínica de reabilitação especializada em dependência química e alcoolismo.
Diversas transações suspeitas, envolvendo pessoas com capacidade financeira também incompatível, sugerem o uso de laranjas para mascarar as operações ilícitas.
Com informações do g1
LEIA TAMBÉM