MANAUS (AM) – Serão distribuídos 500 mil copos temáticos na ação “Água nas Torcidas” durante o 57º Festival de Parintins. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) intensificou a produção na fábrica estadual envasadora de água tratada, localizada em Manaquiri, que produz mais de três mil copos por hora.
A ação atenderá as torcidas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, além de distribuir copos em pontos estratégicos de Parintins, como o porto hidroviário, aeroporto, orla, mercado municipal, catedral e feira da Francesa. Cada agremiação folclórica receberá copos para distribuição nos bastidores, atendendo trabalhadores dos galpões e brincantes.
O processo de envasamento dos copos começa pelo rigoroso tratamento da água, que passa por captação subterrânea, filtragem, desinfecção com hipoclorito de cálcio, e envase. A qualidade da água é monitorada em todas as etapas para garantir que todas as normas vigentes sejam atendidas. “Analisamos a água em todas as etapas para garantir a qualidade. É gratificante ajudar quem precisa de água potável”, disse Nayra Bitencourt, bióloga da Cosama.
Após o envase, os copos são monitorados e, se houver problemas de qualidade, o lote é suspenso. Associações de catadores de Manaus e Parintins reutilizam os copos para ações agrícolas, gerando uma economia de cerca de R$ 7 mil ao ano. Os copos também são reciclados para produzir mangueiras e sacolas.
Inaugurada pelo governador Wilson Lima em 2022, a fábrica estadual envasadora de água tratada já distribuiu mais de dois milhões de copos de água, beneficiando comunidades rurais e atendendo ações governamentais em momentos críticos, como estiagens e enchentes, além de eventos socioculturais no estado.
LEIA TAMBÉM: