Publicidade
Política

Pauderney volta à Câmara dos Deputados após Saullo assumir a Semasc

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito David Almeida

Pauderney
Saullo Vianna, David Almeida e Pauderney Avelino

MANAUS 9AM) – O deputado federal Saullo Vianna (União) foi nomeado titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Saullo assume a pasta que tinha como gestora a publicitária Dermi Rayol, que seguirá como subsecretária.

Ao deixar a cadeira como parlamentar, quem assume na Câmara dos Deputados é o ex-deputado federal Pauderney Avelino (União), que estava na suplência do partido. Esta é a segunda vez neste ano de 2024 que o suplente retorna à Câmara. Em janeiro, ele assumiu o cargo no lugar do deputado federal Fausto Júnior (União), nomeado secretário estadual de Desenvolvimento Urbano.

Desunião

Em comum, além do partido União Brasil, Pauderney e Saullo têm no currículo, conflito com o governador Wilson Lima (União).

Com Pauderney, o atrito começou após aliados ao nível nacional tentar barrar Wilson Lima a assumir a presidência do partido no Amazonas. Políticos de várias regiões do Brasil e próximos a Pauderney conseguiram um mandado de segurança para impedir a eleição do Diretório Estadual do partido no Amazonas.

O pedido na Justiça foi após a anulação da convenção que havia reconduzido o ex-deputado federal no comando da sigla.

Mais próximo de David Almeida que de Wilson, Saullo é visto como filhote fora do ninho, mesmo tendo conquistado a cadeira como deputado federal pelo partido de Wilson. O deputado acompanhou o prefeito de Manaus, adversário de Wilson, em vários eventos durante o ano, e se afastou do governador a ponto de apoiar Mateus Assayag (PSD) contra Brena Dianná (União Brasil) na disputa pela Prefeitura de Parintins.

A campanha em Parintins foi marcada pelo escândalo envolvendo suposto crime eleitoral envolvendo ações coordenadas por ex-secretários para interferir no pleito. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra os secretários de Wilson Lima supostamente discutindo planos para interferir nas eleições em favor da candidata Brena Dianná.

Após o Ministério Público do Estado (MPAM) abrir Inquérito Civil para investigar a situação, o governador anunciou a exoneração dos secretários Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, da Secretaria de Administração, e Marcos Apolo Muniz de Araújo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

LEIA TAMBÉM

 

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais