MANAUS (AM) — O prefeito de Alvarães, Lucenildo Macedo (União), que busca reeleição, está enfrentando acusações de violência política por parte dos adversários, envolvendo a candidata a vice-prefeita Aline Litaiff (PL). O caso ocorreu durante um ato político em Praça Pública na quarta-feira (21).
Durante o evento, o prefeito, sem mencionar nomes, afirmou que vê os adversários políticos, o candidato a prefeito Orlando Mendes (MDB) e Aline Litaiff como “lobos na pele de cordeiro”. No palco, ele reforçou suas críticas, alegando que a cidade não deve ser deixada nas mãos de um grupo com “ganância de dinheiro público” e “ganância à coisa pública”.
Ao lado da vice-prefeita Claudecy Frazão (PSD), Macedo agradeceu por ela aceitar vir como vice dele novamente, mas aproveitou a oportunidade para criticar Aline Litaiff.
“Tem gente metida a bonitinha por aí que fica falando mal. Eu quero ver quando essa pessoa tiver 60 anos se vai estar linda igual à minha vice-prefeita. Se vai estar bonita igual à minha vice-prefeita. Porque é muito legal quando está novinha ser bonita. Eu quero ver quando tiver com 60 anos. Aí que quero ver se vai estar durinha, se vai estar bonitinha, se vai estar metida a gaiata”, declarou.
Em resposta, nesta sexta-feira (23), a Coligação Unidos pelo Bem de Alvarães, formada pelos partidos MDB, PL e PDT, condenou o que consideram “ato de misoginia” dirigido contra a candidata e “defende a responsabilização do envolvido neste ato de violência política e contra a mulher”.
O incidente foi classificado como “violência política e assédio de gênero”. Em nota, assinada pelos presidentes das siglas, afirmam que a declaração do prefeito incluiu “palavras ofensivas, em tons pejorativos e preconceituosos”, configurando “violência política e assédio à mulher”.
“Além disso, o prefeito Lucenildo utilizou palavras ofensivas contra a terceira idade e segue contra o princípio do respeito, da família e da urbanidade. A política é ambiente dominado por homens, e infelizmente, muitas vezes as mulheres são desacreditadas e silenciadas, recebemos esses ataques pelo único fato de ser Mulher”, diz a nota.
A candidata, de 35 anos, o qual é enfermeira concursada, também se manifestou nas redes sociais, postou uma longa biografia onde cita algumas experiências à frente de secretarias e coordenações e diz: “Pra quem gosta de me resumir à beleza é porque não me conhece”.
Na nota de repúdio, as siglas reforçaram a necessidade de responsabilização do prefeito, exigindo medidas que combatam a violência política e a discriminação de gênero.
Defesa da vice
Ao JIRAU NEWS, o prefeito disse que a declaração foi uma defesa da vice-prefeita, que teria sido ofendida por meio da publicação de um “jornalzinho” chamando a vice de “velha”, “oferecida” e “fedorenta”. Ainda segundo o prefeito, a primeira-dama também teria sido ofendida.
“Eles denegriram a imagem da minha mulher, da minha secretária de agência social, da coordenadora da assistência básica, e denegriram a imagem da minha secretária de identificação. Então, eles chamaram a minha vice de velha e feia, referindo que a vice deles era bonita. […] a minha vista tem 60 anos”, afirmou o prefeito.
O prefeito se defendeu dizendo que em momento algum ofendeu a candidata adversária. “Eu disse que eu quero ver se essa pessoa que fica falando mal da minha vice quando tiver 60 anos, se vai estar bonita como a minha vice, se vai estar durinha como a minha vista. Eu não falei em momento nenhum em vice ou posição. Mas eu tenho várias postagens onde eles chamam a minha vice de lobo mau, referindo a vista deles como chapeuzinho vermelho”, disse.
Candidatura
Aline, faz parte das 62 candidatas a vice-prefeitas no Amazonas, que representa apenas 29,67 das candidaturas em todo o estado, número pouco expressivo diante de candidaturas de homens. Em Alvarães, o número de candidatas mulheres é de 33.
LEIA TAMBÉM;