Publicidade
Manaus

Prefeitura entrega Unidade de Apoio à saúde no ramal do Pau Rosa, zona rural de Manaus

Unidade de Apoio à saúde no ramal da Cooperativa, na zona rural de Manaus (Foto: Divulgação/Semsa)

A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta sexta-feira (24), instalações da Unidade Rural de Apoio Cooperativa do Pau Rosa, localizada no assentamento do Tarumã-Mirim, acessível pelo quilômetro 21 da BR-174.

Integrante da rede de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), essa unidade funcionará como base vinculada à Unidade de Saúde da Família (USF) Pau-Rosa, atendendo cerca de 1.100 moradores de 20 comunidades e vicinais ao longo de 49 quilômetros do ramal da Cooperativa.

Serão 17 servidores de multiprofissionais que serão responsáveis pela oferta de serviços da Unidade Rural de Apoio. Delas fazem parte médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, microscopista, motorista, agente de combate a endemias e supervisor.

Segundo Shádia Fraxe, titular da Semsa, a estratégia visa aproximar os serviços de saúde da população rural dispersa e de difícil acesso na área, facilitando tanto o acesso dos moradores aos serviços quanto as visitas dos agentes de saúde às moradias da região. Os serviços oferecidos incluem consultas médicas, enfermagem e odontologia, além de planejamento de gravidez, pré-natal, vacinação, controle de diabete e diagnóstico e tratamento de diversas doenças endêmicas.

A nova estrutura, ampliada e readequada, conta com dois consultórios clínicos, consultório odontológico, farmácia, laboratório de endemias, sala de vacinas, sala de procedimentos, recepção e áreas administrativas, todos climatizados e equipados.

Para complementar o trabalho de controle de endemias, a Semsa revitalizou o laboratório móvel de diagnóstico de malária e leishmaniose. A comunidade local recebeu positivamente essa iniciativa, reconhecendo a importância do acesso facilitado aos serviços de saúde.

A Unidade Rural de Apoio ‘Cooperativa do Pau Rosa’ é o segundo serviço entregue pela Prefeitura de Manaus nos últimos dias para ampliar e melhorar a assistência em saúde prestada aos moradores da área rural do município.

O diretor do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Rubens Souza, destacou que a ampliação e melhoria dos serviços nas áreas rurais e ribeirinhas fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital, beneficiando uma população que tem necessidades específicas.

Com essa entrega, já são 73 unidades de saúde revitalizadas, reformadas ou construídas durante a atual gestão da prefeitura, como parte de um plano para melhorar a cobertura da atenção básica e ampliar os serviços prestados à população usuária do SUS em Manaus.

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais