Manaus

Proibição para banho na praia da Ponta Negra é mantida devido à seca

Laudo e levantamento solicitados pela prefeitura ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) auxiliaram no embasamento técnico para a interdição.

seca
(Foto: Arquivo/Semcom)

MANAUS (AM) – O rio Negro está com 14,30 metros, nesta sexta-feira (29), apresentando um ritmo menos intenso de subida das águas, após um período de seca recorde. Por medida de segurança, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reafirma a necessidade de interdição do banho no balneário do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, em razão do volume de água abaixo da cota de margem de segurança, que é 16 metros.

A preocupação é de manter a salvaguarda de banhistas que usam a praia como forma de lazer, havendo exceção para atletas e praticantes de esportes aquáticos, como canoagem e remo.

Apenas atletas, por meio de suas federações, recebem autorização para o uso esportivo, e não recreativo, para saída a partir da praia.

A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a descida das águas e seguirá acessível, para uso de atividades esportivas e recreativas, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.

  Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp

Orientações

A área de interdição e do parque já recebeu mais de 20 placas informando sobre a proibição, além de um cerquite de mais de mil metros para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas. Essa limitação física é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado.

A Prefeitura de Manaus orienta que os banhistas não entrem no rio. As placas têm destaque em vermelho e estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos, mas, ainda assim, a comissão que gerencia o parque já fez a retirada de dezenas de banhistas da beira do rio, reforçando a proibição.

Laudo e levantamento solicitados pela Prefeitura ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) sobre a seca auxiliaram no embasamento técnico para a interdição.

LEIA TAMBÉM

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais