Categories: Brasil

Novo aplicativo unifica prontuários médicos no SUS

BRASÍLIA (DF) — O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Meu SUS Digital, que permitirá aos profissionais da saúde acessar um prontuário eletrônico unificado, contendo o histórico de saúde dos pacientes. Este sistema possibilitará a consulta dos dados em qualquer ponto da rede de serviços no Brasil, facilitando o atendimento e garantindo a continuidade dos cuidados.

“Até então, o prontuário estava na unidade em que o usuário fazia o seu atendimento. Agora, esse prontuário passa a estar disponível em qualquer ponto da rede em todo o Brasil no contexto de atendimento. Então, no momento em que esse paciente vai ser atendido, o profissional vai conseguir abrir o prontuário dele e ter as informações. Isso garante qualidade e continuidade do cuidado”, explicou a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, nesta terça-feira (16).

Além disso, foi anunciado o Sumário Internacional do Paciente, que permitirá que, em caso de necessidade de atendimento de saúde durante viagens internacionais, os pacientes tenham acesso a dados básicos como medicamentos utilizados e alergias, através do Meu SUS Digital.

O compartilhamento de dados é viabilizado pela Rede Nacional de Dados em Saúde, que já possui mais de 1,8 bilhão de registros. O Meu SUS Digital é atualmente o aplicativo mais baixado na categoria saúde entre os gratuitos, com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos.

Telessaúde

O Ministério da Saúde também anunciou a implantação do primeiro ponto de telessaúde em um território quilombola, no Pará, beneficiando a comunidade do Quilombo Boa Vista. Um ponto de telessaúde foi igualmente instalado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com equipes qualificadas e equipamentos enviados para o local. A intenção é expandir essa iniciativa para periferias urbanas e rurais em outras regiões do país.

A telessaúde é uma das ações principais do SUS Digital, que visa aumentar o acesso a diagnósticos e consultas especializadas. Nos últimos dois anos, foram realizadas 4,6 milhões de ações de telessaúde, incluindo teleatendimentos e telediagnósticos.

Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal investirá R$ 464 milhões em incentivos para promover ações de transformação digital em todas as regiões do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Redação - Jirau News

Recent Posts

Saúde indígena em estado precário, nepotismo e desvio de verbas são denunciados ao MPAM

EIRUNEPÉ (AM) - Uma denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal do Amazonas acusa a coordenadora…

5 dias ago

Preta Gil morre ao 50 anos após batalha contra o câncer

SÃO PAULO (SP) - A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20) após lutar…

1 semana ago

Decisão de Moraes cita Bolsonaro por atentado à soberania nacional

BRASÍLIA (DF) - A decisão que autorizou a Polícia Federal a cumprir mandados de busca e…

2 semanas ago

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

BRASÍLIA (DF) - A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão em endereços…

2 semanas ago

Marcelo Ramos confirma pré-candidatura ao Senado

Manaus (AM)-  O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) confirmou, nesta quarta-feira (18) a pré-candidatura ao…

1 mês ago

STF aprova segurança vitalícia para ministros aposentados

BRASÍLIA (DF) - Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira…

1 mês ago

This website uses cookies.