MANAUS (AM) – Uma Reunião Geral de Combate à Desinformação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) com os institutos de pesquisa eleitoral, nesta quarta-feira (17), vai discutir a integridade do processo e das pesquisas eleitorais durante o pleito deste ano no Amazonas.
O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, que aceitou o convite do gabinete da presidência do TRE-AM) para participar da reunião, defende eleições transparentes, limpas, sem desinformações e sem abusos do poder econômico e político. Por isso, ele destacou o advogado Manoel Júnior e a advogada Margareth Buzaglo, membros da coordenação jurídica do Comitê, para representá-lo na reunião convocada pelo presidente do TRE-AM, desembargador João Simões.
Segundo assessoria de comunicação da Justiça Eleitoral, em despacho oficial, o desembargador João Simões informa que a solicitação da reunião foi feita por diversos institutos de pesquisa eleitoral, em ofício encaminhado ao coordenador do Comitê de Combate à Desinformação, juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira.
A motivação, conforme o despacho do presidente do TRE-AM, tem “o objetivo de proporcionar esclarecimentos por parte daqueles institutos em razão de acontecimentos recentes e fatos relacionados a partidos políticos que estariam tentando criminalizar os estudos eleitorais devidamente registrados”.
O presidente chamou para a reunião o Vice-Presidente e Corregedor do TRE-AM, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, o Coordenador do Comitê de Combate à Desinformação, juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira, o juiz Presidente do Pleito em Manaus, Rafael Rodrigo da Silva Raposo, Juízes Eleitorais Coordenadores da Propaganda Eleitoral, Institutos de Pesquisa Eleitoral, representantes dos Partidos Políticos e representantes dos meios de comunicação.
LEIA TAMBÉM