SÃO PAULO (SP) – Com a notícia da morte do empresário e apresentador Silvio Santos neste sábado (17), aos 93 anos, aumentou a busca por informações sobre um dos ícones da televisão brasileira, entre eles o valor da fortuna acumulada ao longo dos anos.
Embora o SBT tenha sido fundado em 1981, o empreendimento mais conhecido da família, o grupo empresarial Abravanel inclui diversas outras empresas que contribuíram para a fortuna estimada em R$ 1,6 bilhão, segundo a revista Forbes.
No mês passado, a filha número 1 de Silvio Santos, Cíntia Abravanel revelou que o pai já distribuiu parte da fortuna entre as seis herdeiras diretas. Cíntia é artista plástica, e nunca quis trabalhar no SBT. Comandou o Teatro Imprensa, que também pertencia ao apresentador e fechado desde 2011. Hoje Cíntia se dedica à pintura de telas, criação de esculturas e instalações.
Bens de Sílvio Santos
Em 1975, Silvio Santos adquiriu a Liderança Capitalização, responsável por administrar a Tele Sena e o Tele Prêmios da Sorte, produtos amplamente conhecidos no Brasil. A Sisan Empreendimentos Imobiliários, também parte do grupo, atua no lançamento de prédios e na gestão de grandes imóveis.
O Hotel Jequitimar, localizado no Guarujá (SP) e em operação desde 2006, oferece mais de 300 quartos à beira-mar, marcando a entrada do grupo no setor hoteleiro. Outro empreendimento de destaque é a marca de cosméticos e perfumes Jequiti, que já está em atividade há 18 anos.
Em janeiro de 2024, foi concluída a venda da TV Alphaville, emissora que Silvio Santos fundou em 1991 e que foi pioneira no setor de TV a cabo no Brasil. A emissora transmitia para uma das maiores áreas de condomínios residenciais de luxo da Grande São Paulo.
Além de suas empresas, Silvio Santos também é proprietário de diversos imóveis, incluindo a mansão no bairro do Morumbi, em São Paulo, uma casa utilizada como escritório próxima ao Parque do Ibirapuera, e um amplo sobrado em Celebration, próxima aos parques da Disney em Orlando, Flórida.
LEIA TAMBÉM