Publicidade
Esportes

Veja as contas para definição de campeão e rebaixado do Brasileirão 2024

Na parte alta da tabela, Botafogo e Palmeiras foram as únicas equipes com chances de título.

(Foto: Vitor Silva/Botafogo)

RIO DE JANEIRO (RJ) – A 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, o Brasileirão, enfim chegou. Neste domingo (6), foram dez jogos, todos com início às 16h (horário de domingo), que definirão como termina a principal competição do futebol do Brasil. Na parte alta da tabela, Botafogo e Palmeiras foram as únicas equipes com chances de título. Por outro lado, resta uma das quatro vagas na Série B a ser preenchida. Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense e Bragantino buscavam escapar da degola. A jornada final da competição trouxe uma série de combinações possíveis.

Título: Botafogo ou Palmeiras

As contas na disputa pelo troféu são mais simples. O Botafogo tinha 76 pontos, três a mais do que o Palmeiras. Um empate diante do São Paulo, no Nilton Santos, assegurava o título ao Alvinegro (recém-campeão da Libertadores) após 29 anos. Fazendo isso, nada que aconteça no Allianz Parque, onde o Palmeiras recebeu o Fluminense, importaria. O Glorioso poderia ser campeão inclusive com derrota, caso o Verdão não derrotasse o Tricolor carioca.

Já o Palmeiras só viu um caminho: bater o Fluminense e torcer para que o rival paulista vencesse o Botafogo. Desta forma, ambos terminariam a competição com 76 pontos, mas o Verdão conquistaria o tricampeonato consecutivo por ter uma vitória a mais, primeiro critério de desempate.

Rebaixamento: Galo, Furacão, Flu ou Bragantino

Três equipes chegam à última rodada com o descenso carimbado: Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá. Resta uma. A emoção é garantida em uma disputa embolada, que incluiu um time que tem duelo com um candidato ao título, outro com um adversário já rebaixado e, para completar, um confronto direto.

O Bragantino, que inicia a rodada dentro da zona de rebaixamento, em 17º com 41 pontos, encarou o Criciúma, que teve a queda decretada com a derrota para o Flamengo na rodada passada. Uma vitória garantiria o Massa Bruta na Série A. Qualquer outro resultado rebaixava a equipe, que tinha menos vitórias que todos os outros concorrentes.

O Fluminense tinha o adversário mais complicado, pois enfrenta o Palmeiras, vice-líder e ainda com chances de ser campeão, fora de casa. O Tricolor, 15º com 43 pontos, poderia se salvar até mesmo com uma derrota (caso o Bragantino não vença ou o Furacão seja derrotado), mas, para não precisar fazer contas, tinha que conseguir um empate.

Já o duelo direto entre Atlético-MG e Athletico-PR reservou diversas possibilidades. O Galo, o mais bem posicionado entre os quatro, com 44 pontos, em 14º, se garantiria com um empate. O Furacão, no entanto, com 42 pontos, em 16º, só estará matematicamente salvo sem contar com os outros resultados se vencer. Um empate salvaria as duas equipes em caso de derrota do Fluminense. Porém, se o Bragantino vencer e o Fluminense empatar, apenas um ponto não seria suficiente para a equipe paranaense, o que se concretizou quando O Athletico-PR perdeu o jogo.

Um ingrediente que pode pesou neste confronto entre os xarás é que a Arena MRV não teve público, por causa da punição pela confusão ocorrida na final da Copa do Brasil entre Galo e Flamengo. Além disso, o time mineiro é o que vinha em pior momento: não vencia há doze jogos, contando Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.

LEIA TAMBÉM

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais