MANAUS (AM) – Na quarta-feira (14) aconteceu na Câmara Municipal de Manaus (CMM) uma Tribuna Popular, solicitanda pelo vereador Dr. Isaac Tayah, que apresentou as atividades desenvolvidas pelo “Programa Farmácia Viva”, projeto coordenado pela servidora da SEMSA, senhora Mie Muroya Guimarães, Farmacêutica – Chefe do Núcleo da Farmácia Viva, em parceria com a UFAM, EMBRAPA e a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos.
O projeto é realizado no campus da UFAM e tem por finalidade a preparação de remédios fitoterapicos de baixo custo, manipulados a partir de plantas da região, devidamente separadas e selecionados para a confecção dessas medicações. A farmácia já atua desde 2016 e colabora com o tratamento de pacientes selecionados para a utilização de algumas medicações que já estão sendo consumidos e têm mostrado resultados satisfatórios.
Dr. Isaac Tayah, explicou o motivo da solicitação dessa Tribuna Popular: “Eu solicitei a Tribuna Popular para mostrar aos colegas de parlamento e a toda população que acompanha o nosso trabalho, a importância de apoiar o projeto da Farmácia Viva, que há anos já desenvolve esse trabalho e que é pouco divulgado nas mídias de TV e rádios de Manaus. É um excelente trabalho de pesquisa sobre a potencialidade das plantas medicinais regionais que, neste momento, está tendo pouca importância por órgãos que deveriam apoiar com mais ênfase ao projeto”, disse o vereador Isaac Tayah.
Para a senhora Mie Muroya, servidora da SEMSA, responsável pela coordenação do projeto, a Tribuna Popular foi de extrema importância para divulgar aos parlamentares municipais a importância de apoiarem o projeto nesse momento.
“Quero agradecer ao vereador Dr. Isaac Tayah pela oportunidade que ele nos deu de hoje estarmos aqui na Câmara Municipal de Manaus apresentando esse projeto da Farmácia Viva para os demais vereadores e falando da necessidade de precisarmos do apoio de todos nesse momento. O projeto já está sendo realizado desde 2016 com o apoio da SEMSA, UFAM e agora com a participação da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos. É um trabalho de pesquisa intensa, que demanda tempo e dedicação de todos que estão participando efetivamente do projeto. O objetivo da Farmácia Viva é traçar um paralelo com os cuidados a vida humana em toda a sua complexidade, proporcionando inclusão social, troca de saberes e conhecimentos tradicionais, bem como o uso correto dessas plantas”, informou a coordenadora do projeto, senhora Mie.
“Além de contribuir com o tratamento fitoterápico de alguns pacientes, o projeto colabora com nossos irmãos das comunidades rurais com a geração de emprego e renda familiar. Eles são capacitados para o plantio das mudas medicinais e distribuição de um produto de qualidade para o projeto”, finalizou o vereador Dr. Isaac Tayah.
Hoje o projeto Farmácia Viva trabalha com as seguintes plantas:
– Curcuma Longa (açafrão-da-terra): anti-inflamatório;
– Capim-santo: ansiolilítico;
– Marupazinho: diarreias
– Anador: gripes e resfriados;
– Gengibre: cinetose;
– Pedra-ume-caá: coadjuvante na diabete militus tipo II.
LEIA TAMBÉM