MANAUS (AM) – Uma montanha de lixo está sendo retirada do igarapé da avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade. A operação de limpeza e revitalização por trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) iniciou nessa quarta-feira (27), mas devido à quantidade de lixo, é possível que os trabalhos terminem na tarde desta quinta-feira (28).
Enquanto os servidores retiram o lixo, mais resídios vão chegando no local por causa da correnteza, ou seja, mesmo que o lixo seja retirado, em breve, o local terá acumulação de lixo. Durante os trabalhos, foram encontrados materiais, como garrafas PET, plásticos, madeira e até carcaças de eletrodomésticos. Segundo a Semulsp, os resíduos foram arrastados pelas águas, evidenciando o problema do descarte irregular realizado pela população.
O descarte irregular prejudica a fauna e a flora dos igarapés e compromete o sistema de drenagem da cidade, agravando os riscos de enchentes e outros transtornos.
Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp
Drenagem entupida
Ao fazer fotos e vídeos no local, a reportagem verificou que um dos três tubos de concreto que passa por baixo da rua Coronel Taborda de Miranda está obstruído. O motivo da obstrução foi a queda de uma das três palmeiras plantadas entre o ponto de ônibus, que fica sobre o sistema de drenagem. Veja nas fotos:
Fotos: Aldizangela Brito/Jirau News
Recolhimento de entulho
Para evitar que a população jogue móveis pela cidade, a Semulsp realiza agendamentos para recolher esses objetos por meio do serviço Coleta Agendada.
O agendamento da coleta é realizado pelo WhatsApp ou ligação aos números (92) 98415-9563 ou 98459-5618, entre 8h e 16h, durante a semana.
Durante a realização do atendimento, é recomendado que o solicitante informe alguns dados para efetuar o agendamento: nome, endereço, contato, fotos de quais objetos serão levados e o localizador no mapa do endereço. Este processo facilita o serviço ser mais rápido.
Após o atendimento, será informado a data que a equipe irá passar no local. Após recolhidos, os objetos são encaminhados para as associações de catadores que realizam a separação.
LEIA TAMBÉM