Amazonas

Açaí e guaraná estão entre as melhores frutas globais, mostra Taste Atlas

MANAUS (AM) — O açaí e o guaraná, frutas tradicionais do Amazonas, foram destacados na última atualização do Taste Atlas, um guia on-line de viagens gastronômicas que reúne receitas autênticas, críticas de alimentos e artigos de pesquisa sobre ingredientes e pratos populares. O açaí ocupa o 7º lugar com 4.3 pontos e o guaraná, o 41º com 4.2 pontos.

Outro fruto típico brasileiro, a jabuticaba, originária da Mata Atlântica, ocupa o segundo lugar no ranking do guia.

No Amazonas, os principais produtores de açaí são os municípios de Codajás, Presidente Figueiredo, Humaitá, Borba, Carauari, Manicoré, Tapauá, Coari, Nova Olinda do Norte e Anori. O açaí é um produto de destaque no mercado alimentício nacional, impulsionado pela sua industrialização. A produção de guaraná, por sua vez, é predominante no município de Maués, seguido por Urucará.

O guaraná é reconhecido mundialmente por suas propriedades energéticas, comercializado em pó puro e utilizado na fabricação de refrigerantes por diversas marcas, como a Coca-Cola, sendo uma das maiores investidoras junto aos produtores do Amazonas.

Dados do Sistema Sepror indicam que dez municípios são responsáveis por 65% da produção de açaí cultivado: Codajás, Presidente Figueiredo, Humaitá, Borba, Carauari, Manicoré, Tapauá, Coari, Nova Olinda do Norte e Anori.

Recentemente, o açaí do município de Codajás (AM) ganhou diferencial competitivo ao receber o registro de “Indicação Geográfica” na modalidade Indicação de Procedência pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O açaí de Codajás se junta agora a outras seis cadeias produtivas da Amazônia Ocidental que já obtiveram o registro junto ao INPI: Farinha de Uarini, Abacaxi do Novo Remanso, Pirarucu de Mamirauá, Peixes Ornamentais do Rio Negro, Guaraná de Maués e Guaraná da Terra Indígena Andirá-Mauá.

A plataforma Taste Atlas descreve o açaí como um alimento utilizado há muito tempo na Amazônia, com sabor semelhante ao de chocolate e frutas vermelhas. Ele é popular na indústria alimentícia e contém nutrientes importantes, como antioxidantes naturais, vitaminas e ácidos graxos essenciais.

Sobre o guaraná, a publicação destaca sua origem indígena como prática de consumo e suas propriedades nutricionais, com a guaranina sendo o principal ingrediente, quimicamente idêntica à cafeína e fonte de energia.

LEIA TAMBÉM

Redação - Jirau News

Recent Posts

Na ONU, Lula denuncia ‘genocídio em Gaza’ e diz que democracia brasileira é inegociável

NOVA IORQUE (EUA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta terça-feira (23), um…

2 meses ago

Agricultores do AM recebem R$ 1 milhão para fortalecimento da agricultura familiar

MANAUS (AM) - O Governo Federal liberou nesta semana mais de R$ 1 milhão em Créditos…

2 meses ago

Sensibilidade como escudo: a literatura de Nonato Vieira

BRASIL – Em tempos em que a velocidade digital ameaça a contemplação e a profundidade das…

2 meses ago

STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por golpe de Estado

BRASÍLIA (DF) - O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro…

2 meses ago

Com voto de Carmen Lúcia, Bolsonaro é condenado pelo STF

JUSTIÇA - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar Jair Bolsonaro…

2 meses ago

Lula reforça protagonismo do Brasil na proteção da floresta com Centro Internacional em Manaus

MANAUS (AM) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta terça-feira (9), em…

2 meses ago

This website uses cookies.