MANAUS (AM) – Mais de dois milhões de pessoas participam neste domingo (13), do Círio de Nazaré, a maior representação de fé no Norte do País, que acontece todos os anos em Belém (PA). Os devotos agradecem por graças alcançadas e manifestam devoção à padroeira da Amazônia.
Neste ano, o evento religioso trouxe o tema “Bendita és tu, Mãe Terra: Nossa Senhora de Todas as Lutas”. Durante todo o trajeto foram colocados em pontos estratégicos com apelo pela preservação da Amazônia.
As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré iniciaram às 5h30 e terminaram às 12h30 neste sábado (12), com quatro procissões: rodoviária, Círio fluvial e motorromaria, pela manhã, e a quarta delas à noite, a Trasladação da imagem – momento conhecido como romaria das luzes, que reuniu 1,5 milhão de pessoas durante 5 horas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (12) da romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém. A procissão faz parte das festividades homenageando Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado.
Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o presidente deu início ao círio fluvial por volta das 9h e realizou o ato litúrgico de colocar a imagem da padroeira em nicho de vidro do barco principal da romaria, que pertence à Marinha do Brasil.
LEIA TAMBÉM